Câmara dos Deputados

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abre processo contra 7 parlamentares

Foram sorteados os relatores dos requerimentos

Imagem do autor
Cadastrado por

Esaú Júlio

Publicado em 30/05/2023 às 16:40
Notícia
X

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados iniciou sete processos para apurar representações de quebra de decoro parlamentar contra os deputados Carla Zambelli (PL-SP), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Nikolas Ferreira (PL-MG), José Medeiros (PL-MT), Juliana Cardoso (PT-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nesta terça-feira (30).

Os relatores de cada processo foram sorteados pelo presidente do colegiado, deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), seguindo as regras do regimento interno da casa. Cada relator terá dez dias úteis para elaborar um parecer preliminar. Condenações por quebra de decoro podem resultar em punições que variam desde censura oral até a perda do mandato.

ACUSAÇÕES CONTRA OS DEPUTADOS: Veja quais são; 

Carla Zambelli está sendo acusada pelo PSB de quebrar o decoro parlamentar após supostamente xingar e constranger o deputado Duarte durante uma audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública. O partido está pedindo a perda do mandato da deputada e a lista tríplice sorteada é composta por Ricardo Maia, João Leão e Washington Quaquá.

Márcio Jerry também está sendo acusado pelo PL de quebra de decoro parlamentar por importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta durante a mesma audiência com Flávio Dino. Imagens de câmeras mostram Jerry se aproximando de Julia e colocando o rosto em meio ao cabelo dela. A lista tríplice sorteada é composta por Alexandre Leite, Ricardo Maia e Emanuel Pinheiro Neto.

Nikolas Ferreira está sendo alvo de um pedido de cassação de mandato protocolado pelas bancadas do PSOL, PT, PDT, PCdoB e PSB por quebra de decoro parlamentar após fazer um discurso considerado transfóbico. A lista tríplice é composta por Bruno Ganem, Ricardo Maia e Alexandre Leite.

José Medeiros está sendo acusado pelo PT de quebra de decoro durante uma sessão que comemorava o Dia da Mulher. Ele é acusado de intimidar a deputada Gleisi Hoffmann e agredir o deputado Miguel Ângelo quando este foi defender a parlamentar paranaense.

O PT afirma que comportamentos que levam à violência física e intimidação não têm lugar na garantia da imunidade parlamentar. A lista tríplice inclui os deputados Albuquerque, Ricardo Ayres e Gutembergue Reis.

Juliana Cardoso está sendo acusada pelo PP de quebra de decoro por ter chamado de "assassinos" os deputados que votaram a favor da urgência para o projeto do marco temporal na demarcação de terras indígenas. O partido afirma que os insultos causaram tumulto no plenário e levaram à interrupção da sessão. A lista tríplice é composta pelos deputados Marcos Pollon, Gabriel Mota e Luciano Vieira.

Talíria Petrone está sendo processada pelo PL por quebra de decoro durante reunião da CPI do MST. Ela acusou o relator do colegiado de fraudar mapas e ter relação com garimpo. A lista tríplice é composta pelos deputados Rafael Simões, Sidney Leite e Gabriel Mota.

Eduardo Bolsonaro está sendo acusado pelo PT de quebra de decoro por ter intimidado o deputado Marcon durante reunião da Comissão de Trabalho. Ele levantou, xingou e ameaçou o petista após questionamentos sobre a facada desferida contra o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018. A lista tríplice é composta pelos deputados Albuquerque, Gutembergue Reis e Josenildo.

O presidente Arthur Lira anunciou que as denúncias sobre o comportamento dos parlamentares serão analisadas pelo Conselho de Ética. Ele pediu prudência e afirmou que o fórum adequado será instalado para tratar dos casos fora da curva da Casa.

 

Por Agência Brasil

Tags

Autor