É FALSO QUE LULA VAI CONFISCAR A POUPANÇA; entenda a FAKE NEWS de que poupança seria confiscada para financiar países da América do Sul
É falso que o presidente falou que iria confiscar a poupança.
Na última terça-feira (30), o presidente Lula da Silva (PT) foi alvo de diversas mensagens falsas nas redes sociais. Os boatos afirmavam que Lula tinha declarado, após a cúpula dos presidentes da América do Sul, que confiscaria a poupança dos brasileiros para investir nesses outros países.
Os opositores do atual governo e os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão propagando fake news, distorcendo o discurso do presidente atual com o intuito de enganar os eleitores e usuários desatentos. Compartilham mensagens e vídeos falsos, difundindo conteúdo enganoso.
Lula fez um discurso onde realmente citava a "poupança regional", mas não se tratava da poupança dos brasileiros nos bancos, o que foi suficiente para a disseminação de mensagens falsas pelos seus opositores.
LULA VAI MEXER NA POUPANÇA?
Em uma das mensagens falsas que circulam pelas redes sociais, opositores comentam sobre Lula usar o dinheiro da poupança dos brasileiros para ajudar países "comunistas", fazendo uma comparação direta com o governo Collor. Durante os anos 90, o governo Collor congelou cerca de 80% do dinheiro aplicado nos bancos.
"Lula fez um pronunciamento e sugeriu colocar o dinheiro do povo que está na caderneta de poupança a serviço do Banco Nacional de Desenvolvimento para que ele possa emprestar mais dinheiro aos países comunistas", diz um dos boatos compartilhados nas redes sociais.
O QUE LULA REALMENTE DISSE?
Durante o seu discurso, o presidente falou sobre "poupança" como medida de fortalecimento de economias dos países da América do Sul.
"Colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento como a CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDES", sugeriu Lula.
O presidente também apresentou iniciativas e alternativas para desenvolver a economia entre os países do bloco.
"Aprofundar nossa identidade sul-americana também na área monetária, mediante mecanismo de compensação mais eficientes e a criação de uma unidade de referência comum para o comércio, reduzindo a dependência de moedas extrarregionais", afirmou.
LULA NÃO VAI CONFISCAR A POUPANÇA DOS BRASILEIROS
A iniciativa que na realidade foi apresentada pelo presidente, tinha o intuito de usar fundos de bancos de desenvolvimento, como o BNDES, para fomentar o desenvolvimento regional, e não apenas de um país.
Desta forma, a alternativa apresentada pelo presidente, é de que recursos do próprio banco, vindos do Governo Federal e de outros fundos governamentais, sejam usados para acelerar o desenvolvimento econômico de países da região.
Vale ressaltar que em nenhum momento Lula falou sobre confiscar o dinheiro da poupança dos brasileiros, e que a propagação de informações falsas é crime e pode resultar em prisão, segundo o Art. 287-A.
VEJA O VÍDEO EM QUE LULA FALA SOBRE A POUPANÇA: