Nesta sexta-feira (02), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez um comentário sobre as Regiões Sul e Sudesde os trabalhadores que vivem por lá.
Segundo ele, é nessas regiões que há a maior quantidade de trabalhadores do que "pessoas vivendo de auxílio emergencial".
A fala do governador ocorreu durante o 8º Encontro do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), na capital Belo Horizonte.
"São estados onde, diferentes da grande maioria, há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando que vivendo de auxílio emergencial. São estados onde há um setor produtivo muito mais dinâmico", disse.
ZEMA ACUSADO DE XENOFOBIA
No Twitter, alguns políticos e usuários criticaram a fala do governador, acusando-o de xenofobia, crime que está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/89 (Lei de combate ao racismo).
A pena para este tipo de crime é de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, além de multa, podendo ter um aumento da pena para 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa caso o crime seja cometido nas redes sociais.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) disse que era "vergonhoso" o que o governador falou.
VERGONHOSO! Romeu Zema é o exemplo típico do preconceito bolsonarista. Triste saber que esse cidadão é governador de MG. pic.twitter.com/WG544amp5T
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) June 2, 2023
O senador Humberto Costa (PT) pediu que Zema respeitasse as demais Regiões do Brasil:
RESPEITE O NORDESTE! O governador Romeu Zema fez declarações xenofóbicas atacando o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste do Brasil. Frases essas que me recuso a republicar e que só atestam o seu preconceito, despreparo e irresponsabilidade. (+)
— Humberto Costa (@senadorhumberto) June 2, 2023