Brasil e Argentina assinam uma declaração conjunta para fortalecer ações coletivas de apoio às economias culturais dos dois países
Em julho, governo brasileiro assume presidência do Mercosul Cultural
Brasil e Argentina firmaram hoje (3) uma declaração conjunta com o objetivo de fortalecer as ações coletivas em apoio às economias culturais dos dois países. A declaração foi assinada durante a 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (Mica), em Buenos Aires, onde o Brasil é convidado de honra.
O texto destaca a necessidade de reforçar a capacitação, formação e educação digital dos trabalhadores da cultura para evitar níveis crescentes de exclusão. Também ressalta a importância do Mercosul Cultural para ambos os governos e a necessidade de continuar trabalhando na integração regional do setor.
A declaração ocorre após o Brasil assumir a presidência pro tempore do Mercosul Cultural por seis meses a partir de julho. O evento inicialmente incluiria a assinatura de um protocolo para incentivar a coprodução de filmes, mas este ainda está sendo ajustado.
O Mercosul Cultural é o principal fórum multilateral de atuação do Ministério da Cultura nas Américas e reúne uma agenda temática voltada para programas conjuntos de integração de políticas e planos nacionais de cultura, desenvolvimento de estudos, circulação de bens culturais e gestão do patrimônio cultural.
*O texto contém informações da Agência Brasil.