UNIÃO

LULA EM PERNAMBUCO: Raquel Lyra fala sobre união em prol do desenvolvimento de Pernambuco e agradece ao presidente pela visita ao Estado

A governadora Raquel Lyra também vai participar do relançamento do programa Farmácia Popular, no Recife, e da cerimônia de inauguração do campus Paulista do IFPE, nesta quarta-feira (7)

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 06/06/2023 às 19:52 | Atualizado em 06/06/2023 às 21:57
GUGA MATOS/JC IMAGEM
"Vocês tomaram uma decisão no passado de fazer um investimento numa região historicamente pobre de Pernambuco, onde existe um passivo social extraordinário", disse Raquel Lyra, na fábrica da Jeep - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), recepcionou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (6), em sua primeira agenda oficial no Estado. Da Base Aérea do Recife, no bairro do Ibura, eles seguiram para o polo automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte.

Durante seu discurso, fixando a bandeira de Pernambuco no púlpito, Raquel Lyra fez questão de falar sobre união e realidades que são transformadas a partir de decisões políticas.

“O que vimos aqui hoje foi lindo de viver e mostra a energia de um povo que viu sua vida modificada a partir de uma decisão política. São sempre decisões políticas que são capazes de mudar a vida do povo para melhor ou para pior”, disse Raquel Lyra.

A chefe do Executivo estadual relembrou, em seguida, a responsabilidade assumida pelo presidente Lula junto com os ex-governadores Eduardo Campos e João Lyra Neto, de viabilizarem a instalação do polo automotivo em Pernambuco - que ocorreu em 2015, durante as gestões da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-governador Paulo Câmara.

“Vocês tomaram uma decisão no passado de fazer um investimento numa região historicamente pobre de Pernambuco, onde existe um passivo social extraordinário. Anos depois, se demonstra aqui e se evidencia, de que fazer escolhas ousadas que não estão no roteiro tradicional, faz extraordinariamente diferença na vida das pessoas”, afirmou a governadora.

Guga Matos

Ao lado do presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, Lula acionou a linha de prensas. - Guga Matos

O tom adotado por Raquel Lyra não se refere apenas ao bom relacionamento institucional com o governo federal, mas tem uma simbologia política. O PT e o PSB ainda não estão fechados com relação às próximas disputas eleitorais - 2024 e 2026.

Trazendo o recorte majoritário para o Recife, a leitura feita por muitos petistas, inclusive, é de que o prefeito João Campos sabe o peso de ter o apoio de Lula na disputa pela reeleição. “Ninguém vence eleição de véspera”, afirmam.

João Campos também esteve na Base Aérea do Recife para receber o presidente Lula e integra a comitiva que o acompanha nas três agendas em Pernambuco. Nesta quarta-feira (7), o relançamento do Programa Farmácia Popular, será realizado no Compaz Escritor Ariano Suassuna, bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. O anúncio é lido como mais um gesto político ao gestor socialista, que tem sido um dos principais aliados em Lula na atual conjuntura. 

Acontece que o discurso de proximidade com o governo federal também poderá ser usado pelo candidato ou candidata que vier a ser apoiado pela governadora de Pernambuco, mesmo com alinhamentos ideológicos diferentes.

Se durante a campanha eleitoral de 2022, Raquel Lyra venceu a disputa adotando uma postura neutra em relação à polarização protagonizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Lula (PT), pelo menos no âmbito municipal, ela não deverá subir o tom em oposição ao PT.

Vale lembrar também, que hoje o Partido dos Trabalhadores faz parte da bancada independente na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

 

ADVERSÁRIA POLÍTICA

Em março deste ano, quando esteve no Recife para anunciar uma série de ações, como o novo Programa de Aquisição Alimentar (PAA), o presidente Lula deixou claro que a governadora é sua “adversária política”, mas não é sua “inimiga”.

O esclarecimento da relação veio após as vaias sofridas por Raquel Lyra, dos profissionais de enfermagem que cobravam o pagamento do piso salarial da categoria.

“A governadora pode ser nossa adversária política, mas ela é governadora do Estado. Ela foi eleita, e vou respeitá-la como governadora do Estado. Aqui virei tantas vezes quanto forem necessárias, cuidar dos interesses do povo de Pernambuco, pelas mãos dela [Raquel Lyra], pelas mãos do João [Campos], e dos outros prefeitos”, declarou o presidente Lula, naquela ocasião.

Ainda durante o evento nas instalações da Stellantis, a governadora Raquel Lyra reforçou justamente que todos que estavam ali presentes, estavam unidos em prol do desenvolvimento da região da Mata Norte e do Estado como um todo.

“Eu trago a bandeira de Pernambuco que foi trazida pelos trabalhadores e trabalhadoras daqui, para demonstrar e falar que aquilo que nos une  é o nosso Estado. E que é muito maior do que aquilo que, eventualmente, nos separe”, disse Raquel Lyra, agradecendo a Lula pela vinda ao Estado.

A governadora de Pernambuco também vai acompanhar, nesta quarta-feira, o relançamento do programa Farmácia Popular, no Recife, e a cerimônia de inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), na Região Metropolitana de Recife (PE). 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias