Marco Temporal

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígena

Lideranças indígenas vão acompanhar votação do marco temporal no plenário

Imagem do autor
Cadastrado por

Esaú Júlio

Publicado em 07/06/2023 às 10:11 | Atualizado em 08/06/2023 às 9:40
Notícia
X

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do marco temporal nesta quarta-feira (7),para a demarcação de terras indígenas. Lideranças indígenas estarão presentes no plenário da corte para acompanhar a sessão, que começa às 14h e conta com indígenas acampados na Esplanada dos Ministérios para observar o processo.

O debate gira em torno da tese do marco temporal, que afirma que os índios só teriam direito às terras que estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988 ou que estavam sendo disputadas na justiça.

O MARCO TEMPORAL JÁ FOI APROVADO? 

A Câmara dos Deputados já aprovou a questão, mas ainda é necessário a avaliação e a aprovação pelo Senado. O julgamento estava suspenso desde setembro de 2021 devido ao pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, e atualmente, o placar está empatado em 1 a 1, com Edson Fachin votando contra a tese e Nunes Marques a favor.

O processo em discussão envolve a disputa pela posse da Terra Indígena Ibirama, habitada pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani, e contestada pela Procuradoria do estado de Santa Catarina.

 

Por Agência Brasil 

Tags

Autor