Ferrovia

Lula inaugura terminal da Ferrovia Norte-Sul em Goiás

Obra permite que produtos de três estados tenham saída para o mar

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Cadastrado por

Esaú Júlio

Publicado em 16/06/2023 às 10:06
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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da cerimônia de inauguração do terminal em Rio Verde, pertencente à empresa Rumo, transportada da Ferrovia Norte-Sul, nesta sexta-feira, 16 de junho. Localizado em um dos principais polos do agronegócio do Centro-Oeste brasileiro, o município de Rio Verde.

Esse evento representa a conclusão das obras da conexão conectada, considerada a espinha dorsal do sistema de transporte sobre trilhos do Brasil, pois liga os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo. A construção da ferrovia teve início na segunda metade da década de 1980 e se estende por 2.257 milhas, atravessando quatro regiões do país.

O governo federal destaca que a conclusão dessa obra possibilita que três estados com forte produção de commodities, como soja, milho e algodão, tenham acesso aos portos para exportar seus produtos.

Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganham maior competitividade ao exportar por meio dos portos da Região Sudeste ou do Norte do país, gerado em desenvolvimento econômico e geração de empregos ao longo desse novo corredor logístico, conforme relatado em nota oficial.

QUEM ESTARÁ NA CERIMÔNIA? 

A cerimônia em Rio Verde está programada para as 10h30 e contará com a presença do presidente Lula, do ministro dos Transportes, Renan Filho, autoridades federais, estaduais e municipais, bem como representantes da empresa responsáveis pela entrega do terminal.

A Ferrovia Norte-Sul teve um progresso limitado nas primeiras décadas desde o seu início em 1986, mas ganhou impulso a partir de 2007, quando recebeu investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) durante o segundo mandato do presidente Lula.

Nessa época, o trecho entre Açailândia, no Maranhão, e Porto Nacional, no Tocantins, foi garantido para operação pela VLI Logística. A empresa Rumo assumiu a gestão do trecho centro-sul da ferrovia, que se estende de Porto Nacional até Estrela D'Oeste, em São Paulo, cobrindo 1.537 milhas. No interior de São Paulo, a ferrovia se conecta à Malha Paulista, que se estende até o litoral. 

Nos últimos quatro anos, a Rumo conseguiu três terminais: São Simão e Rio Verde, em Goiás, e Iturama, em Minas Gerais. Segundo o governo, a empresa investiu R$ 4 bilhões em infraestrutura, terminais e equipamentos ferroviários.

Além dos terminais, outras obras de infraestrutura foram necessárias para a conclusão da ferrovia, incluindo a construção de quatro pontes entre Goiás, São Paulo e Minas Gerais, a instalação de centenas de milhas de trilhos e a criação de diversos pátios, como o que faz a ligação entre as Malhas Central e Paulista, na cidade de Estrela D'Oeste.

Apesar dos investimentos ao longo das últimas décadas, que somam mais de R$ 141,9 bilhões segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o segmento ainda representa cerca de 21,5% do transporte de carga no país, inferior ao de países continentais como Rússia (81%), Canadá (34%), Estados Unidos (27%) e Austrália (55%).

 

Informações da Agência Brasil

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