Racismo

Governo trabalha em plano de ação para combater racismo no esporte

Grupo deve apresentar proposta em 45 dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Esaú Júlio

Publicado em 19/06/2023 às 16:47
Notícia
X

Após o registro de mais um episódio de racismo no futebol no último sábado (17), durante o amistoso entre a seleção brasileira e a Guiné, na Espanha, o Ministério do Esporte divulgou hoje, segunda-feira (19), uma portaria que estabelece a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de desenvolver um plano de ação para combater o racismo no âmbito do esporte e do lazer.

Essa medida visa reunir representantes da sociedade civil, empresas públicas e entidades governamentais, indicados pelos Ministérios da Igualdade Racial e Justiça e Segurança Pública. No prazo de 45 dias, esse grupo, coordenado pela Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Esporte, deverá apresentar uma proposta de plano de ação.

Dentre as ações que esse plano deve abranger, estão políticas de combate ao racismo, inclusão da população negra no esporte e meios de promover o diálogo intersetorial para debater esse tema.

Em relação ao episódio de racismo em questão, apesar do jogo entre Brasil e Guiné ter sido marcado por manifestações antirracistas, houve um relato de racismo feito por Felipe Silveira, assessor pessoal e amigo do jogador Vini Jr. Segundo Silveira, ao passar pela entrada do estádio, ele foi abordado por um segurança que teria apontado uma banana e dito: "mãos para cima, essa daqui é minha pistola para você".


POR AGÊNCIA BRASIL 

Tags

Autor