ANDRÉ VALADÃO: Senador do PT anuncia denúncia contra André Valadão por homofobia
O senador Fabiano Contarato (PT) expressou sua indignação pelo discurso do pastor André Valadão
O senador Fabiano Contarato (PT) anunciou, através de suas redes sociais, que vai à Justiça contra o pastor evangélico André Valadão após o líder da Igreja Batista da Lagoinha insinuar que pessoas da comunidade LGBTQIA+ deveriam morrer.
O QUE ANDRÉ VALADÃO DISSE?
No último domingo (2), durante um culto, André Valadão atacou a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. No discurso, Valadão afirma que isso deu início a "homens e mulheres nus, com seus órgãos genitais completamente expostos, dançando na frente de crianças".
Na mesma fala, o pastor diz que é preciso "tomar as rédeas de volta" e "resetar" os direitos da comunidade.
Segundo Valadão, a vontade de Deus seria "matar tudo e começar tudo de novo", mas que Deus não faria isso. Por isso, a responsabilidade "agora está com vocês", disse Valadão, olhando para os seguidores que aplaudiram o discurso. Diante da reação do público, o pastor reafirmou: "vou falar de novo: está com você".
A DENÚNCIA DE FABIANO CONTARATO
No Twitter, Contarato expressou sua indignação pelo discurso de ódio do pastor. O senador também lembrou de outros cultos realizados por Valadão, nos quais ele já havia sido denunciado por crimes relacionados à homofobia.
"Por tudo que sou, pelo que acredito, pela minha família e por tudo que espero para a sociedade, não posso me calar diante do crime praticado por André Valadão. Vamos representar criminalmente para que ele responda por manipular a fé e incitar a violência", disse o senador.
Contrato é o único LGBTQIA+ assumido no Senado e tem uma filha com o fisioterapeuta Rodrigo Grobeiro.
"Em um país onde tanto se mata LGBTQIA+, André Valadão não pode falar em nome de Deus. Deus é união, amor, respeito e tantos sentimentos bons, jamais um incentivador de discurso de ódio e de assassinatos em massa", escreveu Contrato em suas redes sociais.
Em junho, mês do orgulho LGBTQIA+, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), também protocolou uma denúncia no Ministério Público de Minas Gerais contra o líder da Igreja Batista de Lagoinha, André Valadão, por homotransfobia.
RESPOSTA DE ANDRÉ VALADÃO
Diante da repercussão negativa, Valadão publicou uma declaração em suas redes sociais, alegando que nunca foi sobre morte, mas sobre a mudança do comportamento.
"Nunca será sobre matar pessoas, Deus nos livre deste terrível pecado, violência ou discriminação, mas sobre a liberdade de viver o que crê. A série Censura Não é sobre isso, e a cada dia que passa vemos leis, mídias, educação e um sistema mundial tentando ecoar a verdade da fé que um cristão genuíno carrega", disse o pastor em seu Instagram.