O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, confirmou nesta quinta-feira (6) a saída da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), do comando da pasta.
No lugar de Daniela, assume o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA). A saída de Daniela já era esperada ao longo desta semana e a decisão foi selada durante uma reunião ocorrida no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Daniela Carneiro, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, que é marido da ministra, além do próprio Padilha.
"Hoje [6], o presidente Lula e eu recebemos, no Palácio do Planalto, a minha colega Daniela Carneiro, acompanhada do prefeito Waguinho. Na conversa, pudemos esclarecer as questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo", disse Padilha.
UNIÃO BRASIL
A saída de Daniela do cargo veio após demandas do União Brasil na intenção de realizar articulações políticas dentro do Governo.
A escolha por Sabino foi uma indicação do partido, que vinha reivindicando a pasta após divergências internas com Daniela Carneiro, que chegou a anunciar a saída da legenda.
O União Brasil, é o partido que possui uma das maiores bancadas na Câmara: 59 parlamentares. Chegou a indicar, durante o processo de montagem do governo, os seguintes parlamentares:
- a ministra do Turismo, Daniela Carneiro;
- o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, próximo ao senador Davi Alcolumbre (União-AP);
- o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, base do partido na Câmara.
Mais cedo, o ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo, Paulo Pimenta, afirmou a jornalistas que Daniela Carneiro permaneceria no cargo, e que não haveria mudanças esta semana, enquanto o governo foca em votações importantes do Congresso Nacional.
REUNIÃO COM O UB
Segundo Alexandre Padilha, nesta sexta-feira (07) haverá uma reunião entre Lula e representantes do União Brasil:
"O presidente Lula e eu nos reuniremos com o presidente e os líderes do União Brasil, em data a ser definida amanhã, para receber a indicação do deputado Celso Sabino, que vai liderar a pasta do Turismo, dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil."
Com informações da Agência Brasil.