DÉFICIT HABITACIONAL

Habitação: Raquel Lyra diz que Cehab vai rever levantamento de habitacionais em risco em Pernambuco

Para além da tragédia no Grande Recife, pernambucanos também convivem com os estragos trazidos pela chuva na Mata Sul

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 12/07/2023 às 21:59
GUGA MATOS / JC IMAGEM
Raquel Lyra quer atualizar dados de habitacionais em risco em Pernambuco e necessidade de novas moradias - FOTO: GUGA MATOS / JC IMAGEM

Em meio às lamentações pela morte de 14 pessoas soterradas após o desabamento de um prédio no bairro do Janga, na cidade de Paulista, no Grande Recife, a governadora Raquel Lyra (PSDB) disse, nesta quarta-feira (12), que o Estado está buscando os municípios para uma atuação em conjunto em relação aos habitacionais que apresentam riscos. 

“O levantamento está sendo revisto pela Companhia Estadual de Habitação para que a gente tenha aqui um diagnóstico muito claro junto as prefeituras também. E isso vai permitir que haja uma ação mais efetiva, inclusive com o programa Minha Casa Minha Vida para área de risco, porque esses habitacionais hoje, geram grande risco a população”, afirmou Raquel Lyra. 

O novo MCMV prevê priorização das pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, em situação de emergência ou calamidade e em situação de rua, além da destinação de recursos para reparos e reformas em imóveis habitacionais com avarias e problemas estruturais.

Para além da tragédia no Grande Recife, pernambucanos também convivem com os estragos trazidos pela chuva na Mata Sul. Ao todo, 15 municípios do Estado estão em situação de emergência por 180 dias. 

Nesta terça-feira (11), as equipes da Defesa Civil do Estado começaram a distribuir colchões e lençóis para os habitantes dos municípios de São Benedito do Sul e Catende. 

A Defesa Civil do Estado informou que iniciou a doação de 260 colchões e 520 lençóis em São Benedito do Sul e 190 colchões e 380 lençóis em Catende. Em atenção à saúde dos habitantes, a Secretaria Estadual de Saúde encaminhou, nesta terça-feira (11), 30 mil unidades de hipoclorito de sódio para a III Geres. 

O Ponto Avançado de Atendimento, instalado pelo Governo do Estado na Prefeitura de Catende, para dar apoio aos municípios, também está em pleno funcionamento. Os municípios precisam levantar os dados das ocorrências e inserir no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal, para se candidatar a receber recursos federais, face às despesas necessárias. O governo também aumentou o valor do dinheiro emergencial repassado às cidades.

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias