PRESIDENTE

ESTADO DE SAÚDE DE LULA: confira detalhes sobre o estado de saúde atualizado do presidente

Confira detalhes sobre o estado de saúde atualizado do presidente

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 24/07/2023 às 20:29 | Atualizado em 25/07/2023 às 18:50
Notícia
X

O presidente Lula realizou uma infiltração na região do quadril no último domingo (23). O objetivo era aplicar um anestésico direto na articulação para amenizar as dores de uma artrose.

Tal problema se caracteriza pelo desgaste das cartilagens das articulações, que cobrem a extremidade dos ossos.

ARTROSE DE QUADRIL

Esse tipo de artrose desgasta a articulação formada pela cabeça do fêmur (osso da coxa) com o acetábulo (parte do osso da pelve que faz a ligação com o fêmur).

Segundo o ortopedista Leandro Ejnisman, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), especializado em quadril, quando dois ossos se encaixam, as cartilagens que fazem o revestimento de ambos trabalham como se fossem amortecedores, permitindo que os movimentos sejam realizados sem dor e de forma harmônica.

"Essa cartilagem é muito espessa, mas, com o tempo, vai ficando desgastada. Algumas vezes, fica tão desgastada que começa a expor o osso", diz Leandro.

Segundo o médico, em muitos casos pode ocorrer a limitação dos movimentos do paciente, o que não seria o caso do presidente Lula, pois enfatiza que não tem conhecimento detalhado sobre sua saúde e que tais condições são genéricas sobre o problema.

INCÔMODO INTENSO

A dor é o principal sintoma de pacientes com artrose de quadril. Ela ocorre na região da virilha e na parte frontal do quadril.

A dor tende a aumentar quando a pessoa anda bastante, fica sentada por muito tempo ou dorme sobre o lado que está doendo.

As dores podem irradiar para outras regiões como a coxa, lateral da bacia, nádegas e, em alguns casos, na coluna.

Em estados avançados da artrose, pode ocorrer a redução dos movimentos, tornando movimentos simples como cruzar as pernas, calçar sapatos, entrar e sair de um carro, difíceis.

Em casos ainda mais graves, pode haver o encurtamento de uma das pernas.

ENVELHECIMENTO É A PRINCIPAL CAUSA

A principal causa da artrose de quadril é o envelhecimento. O problema costuma afetar pessoas com mais de 45 anos.

Outras condições podem contribuir para o surgimento do problema, como obesidade, exercícios físicos em excesso, doenças reumatológicas e acidentes.

O diagnóstico é feito através de exames de radiografia ou ressonância magnética.

TRATAMENTO

Em linhas gerais, há duas formas de realizar o tratamento: clínica e cirúrgica. Na primeira, o paciente é submetido a analgésicos e anti-inflamatórios quando há crises de dor.

Além dos remédios, sessões de fisioterapia ajudam a fortalecer a musculatura, reduzindo o impacto e aumentando a amplitude dos movimentos.

Quando o tratamento conservador deixa de funcionar, o caminho é a cirurgia, baseada na colocação de uma prótese de quadril. No procedimento, retira-se a cartilagem e os ossos lesionados e eles são substituídos por componentes artificiais.

"A cirurgia tem excelentes resultados e pouquissimas complicações", afirmou Ejnisman, que também é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

"Tanto que a revista Lancet, uma das mais prestigiadas do mundo, elegeu a prótese de quadril como a cirurgia do século XX. Pessoas que estavam totalmente incapacitadas, de cama, não só voltaram a ter uma vida normal como até a praticar esportes de impacto", relata.

Com informações do Estadão Conteúdo.

PRESIDENTE LULA pretende se submeter a cirurgia no quadril 

Tags

Autor