Em seu novo livro, Adriano Oliveira traz análises sobre o bolsonarismo, o retorno do lulismo e responde se Bolsonaro voltará ao poder

O lançamento do livro será na Livraria Jaqueira, no bairro do Recife, às 18h
JC
Publicado em 27/07/2023 às 16:07
"A obra permite ao leitor viver intensamente a era Jair Bolsonaro, viver intensamente a disputa entre o lulismo e o bolsonarismo, ter interpretação satisfatória do que a opinião pública pensava", explica Adriano Oliveira Foto: Tião Siqueira/JC360


 Doutor em Ciência Política e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Adriano Oliveira lança, na próxima quarta-feira (2), o livro “Do bolsonarismo ao retorno do lulismo - Bolsonaro voltará ao poder?”. A obra reúne uma série de artigos escritos pelo cientista político e que foram publicados no Jornal do Commercio.

O evento de lançamento será às 18h, na Livraria Jaqueira, no bairro do Recife. Para responder a pergunta central do livro, Adriano contextualiza o leitor sobre o que foi a era do governo Jair Bolsonaro (PL) e os eventos que desaguaram na ressurreição do lulismo no Brasil, com o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A ideia inicial do livro era trazer o bolsonarismo na opinião pública, ou seja, analisar as pesquisas de opinião pública que foram divulgadas e, a partir disso, ter a interpretação do comportamento do eleitor na era bolsonarista”, explica Adriano Oliveira sobre a concepção do seu novo livro.

O leitor irá se deparar com algumas previsões feitas pelo cientista político, a exemplo possibilidade da invasão do Congresso Nacional, caso o então presidente Jair Bolsonaro perdesse a eleição - o que acabou se concretizando nos atos golpistas no dia 8 de janeiro e que estão sendo investigados pela Justiça Federal. 

“A obra permite ao leitor viver intensamente a era Jair Bolsonaro, viver intensamente a disputa entre o lulismo e o bolsonarismo, ter interpretação satisfatória do que a opinião pública pensava, porque utilizo as pesquisas de opinião pública. E, por fim, eu como cientista político não me abstenho de prever e de construir cenários”, afirmou Oliveira.

Composto por cinco capítulos, a pergunta final não poderia ser outra: Bolsonaro voltará ao poder?. Desde a redemocratização do Brasil, Jair Bolsonaro foi o primeiro presidente da história a não conseguir se reeleger. Ele e Lula levaram a disputa presidencial para o segundo turno, em 2022, mas o líder petista venceu por 50,9% dos votos válidos contra 49,1%.

Na análise feita pelo cientista político Adriano Oliveira, é preciso levar alguns pontos em consideração sobre as previsões para as eleições de 2026, como a “desbolsonarização da política” - o termo, inclusive, foi trazido de forma inédita pelo docente.

“A tese principal do livro é que o bolsonarismo só voltará e será fortalecido novamente se, porventura, tivermos a argentinização da economia brasileira. Caso não ocorra essa grave crise econômica no país, ele não voltará ao poder”, afirma o cientista político.

O livro “Do bolsonarismo ao retorno do lulismo - Bolsonaro voltará ao poder?” foi editado pela Editora CRV e tem o prefácio assinado por Daniel Marcelino, analista do JOTA em Brasília. Adriano Oliveira também é autor dos títulos “A influência da Lava Jato no comportamento do eleitor”, e “Eleições e Pesquisas eleitorais, desvendando a caixa-preta”.

 

TAGS
Jair Bolsonaro bolsonarismo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory