O trabalho das gestões socialistas foi a tônica do discurso do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), para as mais de mil pessoas presentes na Agenda 40, evento promovido pelo PSB de Pernambuco, neste sábado (12), em Gravatá, cidade do Agreste de Pernambuco.
Capitaneado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), pelo presidente Estadual do partido, o deputado Sileno Guedes, e pelo coordenador regional da Fundação João Mangabeira, o deputado Pedro Campos (PSB), o encontro contou com a participação de ministros, deputados, prefeitos, vereadores, lideranças locais e de estados vizinhos.
No seu discurso, Alckmin lembrou ter sido colega de Eduardo Campos quando ambos eram gestores de seus Estados e destacou que o legado do ex-governador tem repercussões até hoje.
"As pessoas passam, e os exemplos ficam. Sobre as escolas em tempo integral, que o presidente Lula está lançando como um programa, nosso exemplo é Pernambuco. (Para combater) os problemas da violência, Pernambuco teve o Pacto pela Vida, assim como os avanços na Saúde e todas as áreas", destacou o vice-presidente.
Ainda segundo Alckmin, mais do que ganhar eleições, é necessário "fazer bons governos e bons mandatos".
"Os nossos governos estão entre os mais bem avaliados do País. Temos o governador da Paraíba, João Azevedo, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e os governos municipais. João Campos não é só um dos melhores prefeitos de Pernambuco. É um dos melhores prefeitos do Brasil", disse.
A Agenda 40 ocorreu no mês em que o PSB completa 76 anos de história. Agosto também é marcado pela data de nascimento de Eduardo Campos e de morte dele, como também do ex-governador Miguel Arraes.
Ao longo do evento, vídeos exaltaram a trajetória de Eduardo Campos e Arraes, assim como programas criados nas gestões socialistas em Pernambuco, como o Ganhe o Mundo.
Para o prefeito João Campos, a característica que marcou Arraes e Eduardo foi a convicção sobre seus ideais e propósitos.
"É preciso destruir os muros que separam a desigualdade da oportunidade, a fome da riqueza. E não cabe a posição política de ninguém andar em cima do muro. Arraes e Eduardo tinham lado, tinham firmeza, mas tinham a capacidade de juntar", avaliou.
João Campos também enfatizou a Agenda 40 como uma oportunidade de fortalecer o partido na execução das pautas dos municípios.
"Quando chegar o período de eleições, quando a gente for para a rua apresentar nossos projetos, eu estarei no Recife, vocês estarão nas cidades Pernambuco afora, os deputados aqui estarão rodando os municípios, porque a água que a gente bebeu para aprender a fazer política é a de Miguel Arraes e de Eduardo Campos, é a de quem acredita na força do partido e de quem vive as bandeiras deles. Só tem futuro quem conhece sua história e quem dela colhe as melhores referências", disse.
SEMINÁRIO AGENDA 40 PSB
Além de Geraldo Alckmin, também tiveram participação, na Agenda 40, o presidente da Fundação João Mangabeira, ministro Márcio França. A entidade é parceira do PSB de Pernambuco na realização do evento. Também esteve presente a deputada federal Lídice da Mata.
Ambos estiveram à frente de painéis temáticos sobre o fortalecimento do partido e do espaço das mulheres nas eleições de 2024.
Para o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, a Agenda 40 foi a oportunidade de mostrar a força de Pernambuco nos destinos do partido e do Brasil.
"Conseguimos reunir toda a base social do PSB, nossas bancadas, praticamente todos os prefeitos, uma quantidade enorme de vereadores, para esse momento. O PSB está enraizado como partido que deixou um grande legado para Pernambuco, e essa energia positiva ficou muito evidente na avaliação de quem veio até aqui", comentou.
Também falaram, na bancada do evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos), coordenador da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados; os secretários do Governo Federal Tadeu Alencar (PSB), de Segurança Pública, e Wolney Queiroz (PDT), da Previdência; o prefeito de Gravatá, Padre Joselito (PSB); e a prefeita de Surubim, Ana Célia Farias (PSB), representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).