POLÍTICA

Luciana Santos garante ainda ficar no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, mas não descarta disputa à prefeitura de Olinda

Confira o que Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Lula, falou sobre eleição para prefeitura de Olinda em 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 25/08/2023 às 19:57
Notícia
X

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou de reunião com os principais representantes de empresas de tecnologia em Pernambuco nesta sexta-feira (25).  

O objetivo da reunião foi escutar os posicionamentos e discutir sobre mudança na Lei de Informática, legislação responsável por construir um cenário de grande desenvolvimento no final da década de 1990 e início dos anos 2000. 

Contudo, para além da Lei da Informática, Luciana Santos foi questionada sobre rumores da sua saída do Ministério e a resposta da atual ministra direta: "Não. Nunca fui procurada por ninguém do centro do governo sobre essa questão". 

Ministra fala sobre participação na corrida eleitoral para prefeitura de Olinda

Mesmo com a negação da ministra sobre a saída no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana falou sobre eleição na prefeitura de Olinda em 2024

A atual ministra já ocupou o cargo de prefeita de Olinda em 2000 e foi reeleita em 2004, pelo PCdoB, sendo a primeira mulher dessa agremiação a assumir uma prefeitura. 

"Esse é um debate que estamos fazendo internamente com as forças políticas, no caso específico [da candidatura à prefeitura de Olinda], essa possibilidade não está descartada.", afirmou Luciana Santos para a imprensa. Ao ser questionada novamente, a ministra atestou: "Não, não nego".

LEI DA INFORMÁTICA

No Porto Digital, a ministra ainda se comprometeu a levar ao governo federal e Congresso as demandas em torno da atualização da Lei da Informática, que garante incentivos fiscais ao segmento de tecnologia da informação. 

"Além de tratar com a equipe econômica, nós vamos levar ao conjunto de líderes do Congresso Nacional as preocupações de antecipar os prazos já previstos na Lei de Informática".

De acordo com Eduardo Peixoto, presidente do Cesar e Cesar School, a partir do ano que vem, começa um processo de redução dos incentivos à inovação através da Lei de Informática. "Essa reunião é para a gente se articular e poder apresentar ao ministério e legisladores que a Lei é importante e relevante para dar continuidade ao trabalho que existe hoje e também é fruto dessa legislação".

 

 

Tags

Autor