Biografia revela o político e o homem Jarbas Vasconcelos, que usava a carapaça de sisudo para disfarçar a timidez
Jornalista Ennio Benning se dedicou durante quatro anos para escrever os dois primeiros volumes da biografia de Jarbas Vasconcelos, que será lançada nesta quinta-feira (31), no JCPM Trade Center
Aquele 1962 era ano de Eleições Gerais no Brasil. Seria a última disputa direta no País antes do Golpe Militar de 1964. Jarbas Vasconcelos tinha 20 anos na época e não fazia segredo sobre seu candidato a governador. Na parede do quarto dele, na casa simples na Estrada da Imbiribeira, estava pregado um grande cartaz de Miguel Arraes de Alencar. A revelação do voto e a fotografia do político eram verdadeiros atos de rebeldia sob o teto do patriarca Carlindo Vasconcelos. O pai de Jarbas não permitia que posições políticas fossem declaradas, tampouco gostava de Arraes.
Aquela desobediência custou a Jarbas a perda da sua mesada. Quando o jovem foi pedir o dinheiro ao pai, recebeu como resposta: "vai pedir a ele", disse seu Carlindo, apontando o retrato de Arraes. Essa história (aqui reescrita) está no capítulo de abertura de "Jarbas Vasconcelos - Uma biografia", do jornalista Ennio Benning.
Os dois primeiros volumes do livro serão lançados nesta quinta-feira (31), às 18h, no foyer do JCPM Trade Center, no Pina. O evento é para convidados e também aberto ao público em geral. A ideia é fazer um segundo lançamento em Brasília, mas a data ainda será definida.
Assessor de imprensa do ex-governador por 10 anos (2005-2014), Ennio tinha a proximidade necessária para tocar o projeto e iniciou as conversas com Jarbas para escrever a biografia dele em 2019. Foram quatro anos de entrevistas, pesquisa em jornais, leitura de livros, teses e arquivos digitais em bancos de dados para lançar os dois primeiros volumes, que totalizam 904 páginas.
Os dois livros narram a história de Jarbas do nascimento até a posse dele como prefeito do Recife, em 1986. O primeiro vai de seu nascimento, em 1942, até 1978; e o o segundo começa em 1979 e termina em 1986. Os volumes têm prefácio do cientista político Antonio Lavareda e do professor e imortal Joaquim Falcão. Os dois volumes foram editados pela gráfica pernambucana FacForm.
"Foi meu primeiro livro e um trabalho desafiador. Eu tento construir uma teia de influência em torno de Jarbas, mostrando as figuras que foram referência para ele, tanto do ponto de vista familiar quanto de aliados e amigos", destaca Ennio. Os depoimentos da família foram fundamentais para reconstruir os períodos da infância e adolescência. No total foram 30 entrevistas e umas 25 horas de áudio.
QUATRO VOLUMES
O autor da biografia de Jarbas explica que a produção robusta em quatro volumes é foi uma tentativa de dar conta, ao mesmo tempo, da trajetória do biografado e do contexto político de Pernambuco e do Brasil.
"Eu busquei construir uma biografia que não deixasse de lado o contexto histórico em Jarbas cresceu e se desenvolveu. Então, os livros também incluem uma parcela importante da história de Pernambuco e do Brasil, pois Jarbas foi protagonista nos dois cenários. A divisão cronológica foi a melhor forma de contar essa trajetória. Inicialmente, pensei em contar algumas histórias localizadas ao longo das décadas, mas creio que a forma escolhida deixou o material mais rico", conta.
O jornalista adianta que os outros dois volumes devem ficar prontos em pelo menos dois anos. "O período de 1986 a 2018 é muito rico e mais intenso, pois passamos a ter eleições de dois em dois anos (municipal, estadual e nacional) e em todas elas Jarbas teve papel de protagonista. Nessa nova fase da biografia veremos o gestor, aprovado pela população e bem sucedido, além da volta ao Parlamento, com duas eleições para o Senado (2006 e 2018) e uma de deputado federal (2014)", detalha.
Os novos volumes trazem momentos importantes, como o rompimento com Miguel Arraes (1992) e a reaproximação com Eduardo Campos, 20 anos depois (2012). Nessas décadas, Jarbas se elegeu duas vezes governador, mais uma eleição como prefeito, duas para o Senado e uma para a Câmara dos Deputados.
O trabalho cuidadoso de Ennio permite conhecer a caminhada política e a pessoa de Jarbas Vasconcelos, que esteve presente nos momentos políticos mais importantes do país, defendendo a democracia. Uma figura que gosta de contar histórias, gargalhando delas; e que se esconde atrás de um personagem sisudo para disfarçar a grande timidez.
Serviço:
Lançamento do livro: Jarbas Vasconcelos - Uma biografia
Data: 31/08/2023
Local: JCPM Trade Center, no Pina
Horário: 18h
Número de páginas: 904
Editora: FacForm
Valor: R$ 120,00 (caixa com 2 volumes)
Onde vai vender: em definição