Lula discursa na ONU em busca de protagonismo
Na quarta-feira, vai ser a vez de Lula lançar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, uma iniciativa global para promoção do trabalho decente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde faz nesta terça-feira (19), o discurso de abertura da sessão de número 78 da Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU. Será a oitava vez em que Lula faz o pronunciamento. Em seus dois primeiros mandatos, ele deixou de comparecer apenas em 2010.
TEMAS DE LULA
Entre os temas abordados, a necessidade de uma reforma no sistema de governança global. O presidente tem afirmado que o modelo atual, criado depois da Segunda Guerra Mundial, não representa mais a geopolítica do século 21. Para ele, o que se quer é criar novos mecanismos que tornem o mundo mais igual do ponto de vista das decisões políticas, como por exemplo, a questão dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
AGENDA COM BIDEN
Na quarta-feira, vai ser a vez de Lula lançar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, uma iniciativa global para promoção do trabalho decente. Na agenda do presidente, várias reuniões bilaterais com outros líderes e representantes de entidades internacionais.
Na comitiva que acompanha o presidente estão sete ministros, além do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.