INVESTIMENTO EM SAÚDE

Em giro pelo Agreste, Raquel anuncia revitalização de PEs, previsão da inauguração do Hospital da Mulher e estação de tratamento de água

A governadora assinou a autorização de licitação para implantação de uma nova estação de tratamento de água em Caruaru e ordens de serviço

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 21/09/2023 às 17:26 | Atualizado em 21/09/2023 às 21:04
Notícia
X

A governadora Raquel Lyra (PSDB) visitou as obras do Hospital da Mulher do Agreste e realizou o evento “Ouvir para Mudar”, no município de Caruaru, na manhã desta quinta-feira (21). A tucana deu previsão para o fim das obras da maternidade e assinou a autorização de licitação para implantação de uma nova estação de tratamento de água em Caruaru e a ordem de serviço para as obras da PE-95. A previsão é que a maternidade seja inaugurada em dezembro deste ano. Em entrevista à TV Jornal do Interior a tucana fez questão de frisar que durante a campanha fez um compromisso com a população do estado para descentralizar os serviços de saúde.

“O direito de nascer no nosso estado não está sendo cumprido. As mulheres têm que andar diariamente para ter seus bebês. A gente fez esse estudo. 33 mil KM diariamente para que as mulheres que moram na sua cidade se desloque até onde o bebê vai nascer, volte e com isso garanta o nascimento do seu filho. Nós nos comprometemos a construir cinco grandes novas maternidades e o primeiro a ser entregue será o Hospital da Mulher do Agreste Pernambucano”, disse a governadora em entrevista à TV Jornal Caruaru.

AMPLIAÇÃO NA SAÚDE

A expectativa é que a nova unidade de saúde atenda a região do Agreste, com capacidade para realizar 300 partos por mês de alto risco e 300 partos de risco habitual. Também será oferecido na maternidade dez leitos de UTI materna, dez para UTI neonatal e 16 leitos de UCI neonatal, além de atendimentos ambulatoriais e diagnósticos precoces de doenças. Serão garantidos pelo governo 174 leitos, serviços de média e alta complexidade do Hospital da Mulher do Agreste.

“Estamos pressionando a construtora para que ela possa colocar mais gente para trabalhar e com isso a gente possa ter esse hospital funcionando até o final do mês de dezembro desse ano”, destacou.

OUVIR PARA MUDAR

No evento de hoje foi anunciada a retomada das obras da PE-95, em um trecho de 80,1 quilômetros, com o objetivo de facilitar o trafego entre a rota de dos Agrestes e Zona da Mata Norte. A obra da estrada vai ser retomada no mês de outubro com recursos de empréstimos garantidos junto ao governo federal. Entre as prioridades do projeto também está a duplicação do trecho urbano da via, com extensão de 4,5 quilômetros, que fará a conexão com a BR-104.

A implantação da estação de tratamento de água em Caruaru para permitir a melhora do abastecimento de toda área leste do município. O equipamento irá atender cerca de 43 mil pessoas, com investimento de R$ 8,3 milhões.

“A água é uma das principais demandas do Agreste de Pernambuco e o nosso governo não vai sossegar até tirar esse sonho do papel, tornando realidade na vida do povo. Somado a isso, trazemos aqui o anúncio da conclusão da PE-95, obra que estava inacabada, e agora já tem recurso garantido. É assim que a gente muda Pernambuco, ouvindo as pessoas”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, José Almir Cirilo também participou do evento e em entrevista a TV Jornal Caruaru, Cirilo falou sobre a acumulação de água nas barragens para os próximos anos e do abastecimento no agreste com a água do rio São Francisco.

“Felizmente para o agreste estão chegando os grandes aportes hídricos vindo do São Francisco e da Mata Sul. Então, isso vai suprir as demandas gradativamente na medida que os mananciais forem se exaurindo. Depois de quase 30 anos de luta, a água do São Francisco está chegando ao agreste, estará chegando agora no final do ano. Em complemento, a água da Barragem do Cerro Azul, assim vamos poder manter e melhorar o abastecimento das cidades”, afirmou o secretário.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado, Fabrício Marques, destacou que o momento é de priorizar as necessidades da população.

"O governo tem feito uma grande caravana que começou no dia 1° de setembro e, de lá para cá, já percorremos seis regiões de desenvolvimento. O objetivo é escutar a população, colocar o governo inteiro em contato com as demandas do povo. É uma oportunidade única, todas as equipes estratégicas do Governo do Estado estão abertas para colher sugestões e ajustar rotas, trazendo para o orçamento aquilo que o povo quer ver priorizado", afirmou.

No evento também haviam salas temáticas, as pessoas puderam explicar suas prioridades, que depois foram ouvidas pela governadora. Os temas das salas envolvem Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Segurança e Cidadania; Saúde e Qualidade de Vida; Agricultura e Meio Ambiente; Água e Habitação; e Infraestrutura e Dinamismo Econômico.

AEROPORTO DE CARUARU

Durante a entrevista à TV Jornal Caruaru a governadora foi questionada sobre os planos discutidos para o aeroporto de Caruaru com o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho e ela explicou que a primeira etapa será possibilitar voos de jatos maiores para São Paulo.

“Esse projeto a gente tem discutido, estamos analisando as parcerias possíveis para poder fazer a administração do aeroporto. Hoje temos um contrato lá de zeladoria, mas a gente sabe que precisa de muito mais investimento. No ano passado, e terminando esse ano, foi feito todo o investimento na pintura, na iluminação, mas precisamos de muito mais para dar a melhor condição de funcionamento do aeroporto”, disse a governadora.

OUTRAS AÇÕES ANUNCIADAS

- Colocar os produtos da avicultura da agricultura familiar na merenda das escolas;
- Ampliar o processo de fortalecimento da tecnologia voltada para a agricultura;
- Assistência técnica para agroindústria, para atender especialmente a agricultura;
- Melhorar o sistema de abastecimento de água e o esgotamento sanitário através da Compesa;
- Construção de barragem de contenção para abastecimento de água na zona rural de Altinho;
- Potencializar imóveis existentes e desocupados para habitação de interesse social;
- Valorizar os profissionais da educação e fazer reajuste dos salários dos professores;
- Padronizar os valores para que não haja diferença entre os artistas contratados;

- Criar um campus físico da UPE de Caruaru;
- Melhorar infraestrutura, abastecimento de insumos e ampliar as especialidades do HRA;
- Ampliar o financiamento dos hospitais de pequeno porte;
- Ampliar as cotas de atendimentos especializados;
- Incremento no efetivo da segurança com nomeação dos aprovados no concurso de 2018;
- Investimento em capacitação e aquisição de equipamentos das guardas municipais;
- Incremento do orçamento para políticas de enfrentamento ao feminicídio e violência contra a mulher;
- Reconstrução da ponte do Rio Una que está interditada há sete anos;
- Atração de novas indústrias para região;
- Revitalização das PEs 189, 166, 168 , 149 e 144;

Tags

Autor