PT

"No Recife, compomos o governo do João Campos (PSB)", diz presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em coletiva

Durante a coletiva Hoffmann, afirmou que não pediu o "fim da justiça eleitoral", que o discurso dela foi mal compreendido e descontextualizado

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 22/09/2023 às 15:01 | Atualizado em 22/09/2023 às 21:07
Notícia
X

Na manhã desta segunda-feira(22) a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), participou de uma coletiva de imprensa no Hotel Jangadeiro em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Na ocasião ela destacou alguns pontos da agenda no Estado e os projetos partidários do partido, fincando o apoio a João Campos e a busca do PT por protagonismo numa futura chapa.

De acordo com a petista neste ano o partido vai decidir as chapas de vereadores, as candidaturas e os apoios.

"Pernambuco é um estado muito importante para nós, do ponto de vista nacional, tem uma importância política e sentimental também, porque é o estado do presidente Lula. Senador Humberto Costa é o nosso coordenador do grupo de trabalho eleitoral em nível nacional e a gente tem discutido muito aqui os desafios que temos. Queremos lançar candidatos em vários municípios, candidatos a prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras e também fazer as nossas composições e as alianças com os que já estiveram junto com a gente na caminhada da eleição do presidente Lula", afirmou a presidente.

ESPAÇO NO RECIFE

Sobre candidaturas na capital pernambucana Hoffmann apontou que é um processo de discussão, porém garantiu que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) é um dos partidos mais importantes para eles nas alianças.

"Aqui no Recife, compomos o governo do João Campos (PSB). Apoiamos esse governo e compomos esse governo. Então, é óbvio que a gente quer continuar essa caminhada conjunta, mas também quer ter um reconhecimento da importância que o PT tem aqui. O PT já governou o Recife por três vezes. Duas vezes foi para segundo turno que tem organização na capital e, óbvio, que nós temos estatura, tamanho, para participar de um processo de disputa estando na vice", disse.

A petista também declarou que respeita o PDT (Partido Democrático Trabalhista), mas acha que isso é importante para essa composição.

"Nós queremos conversar com o PSB nesse sentido, e achamos que isso tem que ser construído. Então nós estamos também conversando nacionalmente, enfim, sobre outros estados e outras capitais, mas a priori é isso. Eu acho que o PDT tem que ser respeitado pelo tamanho que ele tem. Eu não trabalho com essa alternativa do se, eu trabalho com a alternativa do objetivo que nós queríamos atingir", declarou a deputada.

ELEIÇÕES 2026

Sobre as eleições 2026 no estado, a deputada afirmou que o projeto é nacional. O objetivo do partido, de acordo com a presidente, é tentar a reeleição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Então, 2026 está, sim, no nosso radar com essa orientação nacional. E, é óbvio que também vamos discutir, mas isso não agora, como nós vamos estabelecer nos Estados. Nossa política de lançamento e candidatura", explicou.

Neste sábado (23),Hoffmann participa do evento de filiação do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, ao PT. O encontro acontece na Faculdade Metropolitana, em Piedade, a partir das 10h.

Tags

Autor