TUCANOS

Partido de Raquel, PSDB deixa mulheres de fora em propaganda sobre mulheres na política

Destinado à participação feminina, a propaganda menciona políticas tucanas apenas ao mostrar fotografias

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 29/09/2023 às 11:58
X

Não pegou bem  nas redes sociais a propaganda partidária do PSDB, veiculada na televisão desde a última terça-feira (26), defendendo a maior participação de mulheres na política. 

Isso porque a peça publicitária é protagonizada por um homem, o governador do Rio Grande do Sul e presidente nacional do partido, Eduardo Leite. Confira o vídeo abaixo.

Destinado à participação feminina, a propaganda menciona políticas tucanas, como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a prefeita Cinthia Ribeiro, de Palmas (TO), apenas ao mostrar fotografias, sem dar espaço para declaração delas.

MULHERES TUCANAS

Raquel é uma das duas únicas governadoras do Brasil. Além dela, a petista Fátima Bezerra governa o Rio Grande do Norte.

Cinthia, por sua vez, é uma das duas únicas prefeitas de capitais do país. Sem contar com a tucana, apenas a cidade de Campo Grande (MS) tem uma gestora: Adriane Lopes (PP).

Também ausente na propaganda, Yeda Crusius, ex-governadora do Rio Grande do Sul e presidente nacional do segmento feminino do partido, o PSDB Mulher, sequer é lembrada no vídeo.

PSDB MULHER

CRÍTICAS

Nas redes sociais, internautas não pouparam críticas à ausência de mulheres na propaganda sobre participação feminina na política apresentada pelo PSDB.

"O PSDB fez uma chamada por mais mulheres na política e colocou um homem para apresentar. Esse partido é uma piada", escreveu um usuário.

"Sendo que eles têm uma Governadora de um dos maiores Estados do NE. Agora, a Raquel Lyra pede pra sair", postou uma internauta.

"Se fosse minimamente sério, colocariam a Raquel Lyra no lugar do Eduardo Leite", escreveu um usuário.

 

APOIOS

Apesar das críticas, houve quem defendesse a legenda tucana e justificasse a escolha por Eduardo Leite.

"Um outro ângulo: O PSDB fez uma chamada pela TV e colocou Eduardo Leite, presidente do partido com conhecida ambição de concorrer como o nome do Cossud na próxima eleição presidencial, para apresentar. Esse partido se organiza como a maioria dos partidos", argumentou um usuário.

"Eu entendi a estratégia de colocar o presidente nacional para apresentar o partido e fazer uma convocação as mulheres", publicou um internauta.

Procurado pela reportagem, o PSDB não retornou o contato até a última atualização desta matéria.

Tags

Autor