Políticos e autoridades se manifestam sobre morte de médicos no Rio de Janeiro
Três médicos mortos a tiros foram mortos a tiros na madrugada desta quinta-feira (5)
Alguns políticos e autoridades brasileiras comentaram sobre a morte dos três médicos mortos a tiros foram mortos a tiros na madrugada desta quinta-feira (5) em um quiosque na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Os ortopedistas Marcos de Andrade Corsato, Perseu Ribeiro Almeida e Diego Ralf de Souza Bomfim, morreram no local. Um quarto médico, Daniel Sonnewend Proença foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge.
A vítima Diego Ralf era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e cunhado do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).
A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RJ) em nome dos parlamentares exigindo “imediata e profunda investigação para descobrir as motivações" do crime.
Confira a nota na íntegra:
“Hoje acordamos com a notícia estarrecedora do assassinato de Diego Ralf Bomfim, irmão da companheira e deputada federal Sâmia Bomfim, e mais dois medicos que estavam com ele, Marcos de Andrade Consato e Perseu Ribeiro Almeida. Nos solidarizamos com todos os familiares de todas as vítimas desse crime bárbaro.? Queremos agradecer todas as mensagens de solidariedade e apoio, que vieram de todos os lugares. Evidentemente, Sâmia está devastada nesse momento terrível de perda e dor, assim como o seu companheiro Glauber Braga, que a acompanha neste momento. Pelas imagens divulgadas pela imprensa, tudo indica que se trata de uma execução. Exigimos imediata e profunda investigação para descobrir as motivações do crime, assim como a identificação e prisão dos executores. Já pedimos ao ministro da Justiça, Flávio Dino, o acompanhamento do caso pela Polícia Federal e estamos formalizando a solicitação com o ministério.
Fernanda Melchionna, delegada por Sâmia Bomfim e Glauber Braga”
Políticos e autoridades
O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manifestou uma insatisfação com o ocorrido por meio das redes sociais.
“Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de Ortopedia. Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga. A Polícia Federal, sob determinação do ministro Flávio Dino, está acompanhando o caso”, publicou.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ) informou em uma publicação que determinou ao secretário da Polícia Civil que use todos os recursos necessários para descobrir a autoria do crime.
“Minha solidariedade aos familiares das vítimas. Entrei em contato com o ministro da Justiça, Flavio Dino, que colocou a Polícia Federal à disposição das investigações. Vamos unir forças para chegar à motivação e aos autores. Esse crime não ficará impune!”, escreveu o governador nas redes sociais.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse ter determinado à Polícia Federal "que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio" em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais.
O senador pernambucano Humberto Costa (PT-PE) também pediu justiça pelas redes sociais.
"Toda a minha solidariedade a deputada Sâmia Bomfim e aos demais familiares dos três médicos brutalmente assassinados nesta madrugada no Rio. Vamos seguir acompanhando o caso. Confiamos na apuração das autoridades competentes para identificação e punição dos culpados", disse.