LDO

Presidente da Alepe apaga post com críticas a Raquel Lyra

A publicação foi realizada após a derrubada dos vetos da governadora à lei de diretrizes orçamentárias

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 19/10/2023 às 13:14 | Atualizado em 19/10/2023 às 13:30
Notícia
X

Na última terça-feira (17), ocorreu a derrubada dos vetos da governadora Raquel Lyra (PSDB), referentes à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). A votação ocorreu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com 30 votos não aprovando os vetos e 10 favoráveis. O presidente da Casa, o deputado Álvaro Porto do mesmo partido da governadora, votou contra.

Na ocasião, ele falou abertamente sobre a escolha, deixando claro o número de tentativas de acordo com o Executivo. “Voto pela derrubada dos vetos”, afirmou o parlamentar durante a sessão.

O posicionamento do tucano surpreendeu, mostrando que Raquel Lyra, pode estar vivendo um “jogo de cintura”, com um dos seus principais aliados na Alepe.

Porém, o que vem chamando atenção nesse momento, é uma publicação realizada por Porto nas redes sociais. No post ele fez algumas críticas ao Governo do Estado por não terem chegado à um acordo. Entretanto, o mais interessante desse episódio, foi que algumas horas depois, o presidente da Alepe excluiu a publicação das redes.

Confira o que estava escrito na publicação:
"Após várias tentativas de acordo com o Palácio, o plenário da Alepe rejeitou hoje os vetos do Governo do Estado à LDO. Com placar de 30 a 10, a votação mostrou a posição dos deputados e deputadas quanto ao tempo de cumprimento das emendas enviadas pelo Legislativo para ajudar o povo de Pernambuco. Temos urgência na destinação de recursos para melhorar a vida da nossa gente, por isso, não concordamos com os vetos do Governo aos ajustes propostos por deputados. Seguimos abertos ao diálogo e procurando a melhor solução para que o povo seja sempre o maior beneficiado", escreveu.

Reprodução/Redes Sociais
Publicação retirada das redes sociais - Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Alepe está em viagem, com isso não foi possível localiza-lo para falar sobre o caso. Porém segundo os bastidores ao motivo da retirada da publicação fomentar ainda mais o momento de dialogo complicado entre os dois poderes.

Da base do apoio ao governo, apenas quatro votaram a favor dos vetos à LDO. Segundo a assessoria da deputada Débora Almeida os 10 parlamentares que foram a favor a governadora, foram convidados para almoçar com ela nesta quarta-feira (18).

Embates

Essa não é a primeira vez que o executivo enfrenta resistência de alguns deputados da Casa Legislativa. Grande parte dos projetos enviados pelo Governo do Estado à Alepe geram discussões, mas nunca ocorreu dessa forma.

A grande questão, dessa vez, é que a governadora vetou emendas que haviam sido sugeridas e aprovadas pelos deputados para a Lei de Diretrizes Orçamentária.

Raquel Lyra, vetou as emendas, afirmando inconstitucionalidade no documento apresentado pelo relator da pauta, o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL). Raquel declarou ainda que continha trechos contrários ao interesse público no texto.

 

Tags

Autor