8 de Janeiro

Primo dos filhos de Bolsonaro, Léo Índio é alvo da Operação Lesa Pátria

Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 25/10/2023 às 22:02
Notícia
X

A Polícia Federal realizou ontem a 19ª fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão. Entre os alvos de buscas estava Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, sobrinho da primeira ex-mulher de Jair Bolsonaro e primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente.

Os mandados foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das investigações sobre os ataques na Praça dos Três Poderes. Os investigados podem responder pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Léo Índio publicou em uma rede social imagens em cima do Congresso e próximo ao Supremo, durante os atos golpistas. Em uma postagem, ele aparece com os olhos vermelhos e diz ser devido ao gás lacrimogêneo. Em outra, escreveu: "Muitos feridos, muitos socorridos. Patriotas não cometem vandalismo".

Nas redes sociais, Léo Índio se apresenta como sobrinho de Bolsonaro. No ano passado, foi candidato pelo PL à Câmara Legislativa do Distrito Federal, mas não foi eleito. Ele também atuou como assessor do senador Chico Rodrigues (União Brasil-RR)

Procurada, a defesa de Léo Índio informou apenas que o caso é sigiloso.

Tags

Autor