"O senhor conta com o meu respeito e com o trabalho incansável do time do Governo de Pernambuco", diz Raquel Lyra em publicação para Lula
O presidente da República faz 78 anos nesta sexta-feira (27)
Nascido no dia 27 de outubro de 1945, o o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), celebra nesta sexta-feira seus 78 anos. Lula foi o sétimo dos oito filhos de dona Lindu e pelas condições da época acabou sendo registrado um pouco mais tarde, junto com os irmãos. No momento da emissão da certidão acabou sendo cadastrado o nascimento no dia 6 de outubro de 1945. Entretanto a comemoração dos aniversários de Lula sempre ocorreram no dia 27, então ele decidiu seguir essa tradição familiar.
Durante está manhã militantes esperavam pelo presidentes cantando parabéns no Palácio da Alvorada. Lula passou de carro acenou e cumprimentou os apoiadores, por alguns minutos.
Diversos políticos, amigos e apoiadores do presidente o parabenizaram com publicações nas redes sociais. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também fez um post com felicitações a Lula e destacou a luta por Pernambuco.
"Aniversário do presidente Lula hoje e quero aproveitar a oportunidade para desejar-lhe muita saúde, sabedoria e discernimento para continuar trabalhando pelo nosso país, por nosso estado e, sobretudo, por nossa gente.
Parabéns, presidente! O senhor conta com o meu respeito e com o trabalho incansável e parceiro do time do Governo de Pernambuco na busca por uma sociedade melhor para todos e todas", publicou Raquel.
Articulações entre Raquel e Lula
Durante o segundo turno das eleições 2022, a então candidata, hoje governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, não declarou apoio a nenhum dos candidatos à presidência. Entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), ela “firmou uma posição de independência”.
Na época, em live no seu instagram a tucana afirmou:
“Não tente dividir Pernambuco, nós vamos unir. Não tente me dizer que Pernambuco tem um dono, Pernambuco não tem dono. Pernambuco é do seu povo, e esse povo trabalhador, aguerrido, que não se curva diante das dificuldades, que está querendo e acreditando em mudança. Eu não vou declarar apoio a presidente da República. Eu vou trabalhar, incansavelmente, por Pernambuco. Vou debater não só os problemas, mas, sobretudo, falar sobre soluções para o nosso estado”, afirmou Raquel.
Com o discurso de neutralidade Raquel Lyra venceu o segundo turno que disputava com Marília Arraes (Solidariedade). No dia 30 de outubro de 2022 a ex-prefeita de Caruaru foi eleita governadora do estado com 58,81% dos votos.
No mesmo dia foi eleito Luiz Inácio para presidência do Brasil pela terceira vez. Após as vitórias a governadora declarou, que esperava “construir pontes” com o presidente Lula.
Em praticamente 10 meses do governo do petista, Pernambuco já foi palco de alguns lançamentos de programas federais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Novo Farmácia Popular. Nas ocasiões Raquel Lyra sempre está presente.
Durante as eleições os militantes apoiadores de Lula afirmavam que a tucana era a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Assim como, os seguidores do outro lado afirmavam que Raquel simpatizava com o petista.
Sempre que menciona o presidente em eventos a governadora pontua as ações do governo do Estado em parceria com o governo Federal, como a adutora do Agreste, a transnordestina, a requalificação do metrô do Recife e obras da BR-104 que ligam Caruaru à Paraíba.