EMPREGOS

Pernambuco é o 2º estado do Brasil com maior geração de empregos em setembro de 2023

O Estado teve a segunda maior geração de empregos do Brasil, com 18.864 novas carteiras assinadas, atrás apenas de São Paulo

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 30/10/2023 às 18:43
Notícia
X

Segundo os números do Novo Caged, divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Pernambuco teve a segunda maior geração de empregos do Brasil em setembro, com 18.864 novas carteiras assinadas, atrás apenas de São Paulo. Nos nove primeiros meses do ano, foram 43.934 empregos gerados. Os números de setembro representam um aumento de mais de 21% em relação ao mês de agosto deste ano.

“Pernambuco é uma terra de oportunidades e esse resultado só confirma o nosso potencial de crescimento. Desde janeiro, temos trabalhado diariamente para fazer as mudanças que nosso Estado precisa e o resultado do Caged de setembro, junto com os quatro meses anteriores, aponta que estamos no caminho certo. Emprego e renda são componentes fundamentais para a mudança que Pernambuco quer e já está fazendo”, afirmou a governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB).

Ainda de acordo com os dados o Estado teve o terceiro maior crescimento do Brasil no número de trabalhadores com emprego formal, de agosto para setembro. Os cinco setores produtivos em Pernambuco, também tiveram saldo de empregos positivo no mês de setembro de 2023.

O resultado divulgado foi: na Indústria (7.334), Serviços (5.655), Agropecuária (2.985), Comércio (2.558) e Construção (332).

“O resultado é animador não apenas porque Pernambuco continua gerando mais empregos a cada mês, mas também porque demonstra a consistência da retomada econômica, com o fortalecimento em diversos setores. Podemos destacar, por exemplo, o setor de Serviços, o segundo maior responsável pelas contratações de setembro, com crescimento de 58% em relação ao mês de agosto. Na mesma direção, o setor de Comércio apresentou aumento expressivo na criação de postos de trabalho, com 73% a mais do que no mês anterior”, afirma a secretária em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Cristiane Andrade.

Novo Caged

O Novo Caged gera estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. Com o acesso a esses dados é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Foto: Divulgação

Tags

Autor