INVESTIGAÇÃO

Ex-senador Telmário Mota é preso suspeito de mandar matar mãe da filha

Uma das filhas do ex-senador por Roraima também o acusa de estupro

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 31/10/2023 às 8:38
X

O ex-senador Telmário Mota, suspeito de ser o mandante do assassinato de sua ex-mulher, Antônia Araújo de Sousa, de 52 anos, foi detido pela Polícia Civil de Goiás na noite desta segunda-feira (30), em Nerópolis, situada a 36 km de Goiânia.

Antônia, que era mãe de uma das filhas de Telmário, foi morta no final de setembro,  com um tiro na cabeça. Uma das filhas do ex-parlamentar também o acusa de estupro ocorrido no Dia dos Pais no ano passado.

A Polícia Civil não divulgou mais informações a respeito da prisão de Telmário Mota.

O ex-senador está sob investigação pela Polícia Civil de Roraima no âmbito da operação denominada "Caçada Real," que faz alusão ao nome da fazenda do ex-congressista. Esta operação se desenrolou nas cidades de Boa Vista (RR), Caracaraí (RR) e Brasília (DF).

Telmário Mota tinha filiação partidária ao Solidariedade. De acordo com informações do Portal Metrópoles, o ex-parlamentar teria se desligado da legenda na terça-feira anterior, em 17 de outubro. O motivo para sua desfiliação ainda não foi esclarecido, mas aparentemente foi uma iniciativa pessoal de Telmário.

Com formação acadêmica em economia e contabilidade, Mota iniciou sua carreira política em 2005, quando ocupou o cargo de primeiro suplente na Câmara Municipal de Boa Vista.

Dois anos mais tarde, em 2007, ele assumiu o posto de vereador em Roraima. Em 2015, Telmário Mota foi eleito Senador da República. Posteriormente, nas eleições de 2018, concorreu ao governo de Roraima pelo PTB, contudo, não obteve êxito na sua candidatura.

Morte de Antônia Araújo

No início da manhã do dia 29 de setembro, Antônia Araújo, servidora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yek’uana (Dsei-YY), desde 2017, foi morta com um tiro na cabeça quando saía de casa, no bairro Senador Hélio Campos, zona oeste de Boa Vista.

Antônia estava dentro de um carro com um parente quando dois homens em uma moto chegaram e atiraram contra ela, que morreu no local.

Acusação de estupro

Em agosto de 2022, a filha de Telmário Mota e Antônia Araújo, com 17 anos na época, registrou um boletim de ocorrência contra o pai.

Ela afirmou que ele a assediou, tocando em suas partes íntimas e tentando arrancar suas roupas, no domingo Dia dos Pais, depois de a ter forçado a entrar em um carro e tomar bebidas alcoólicas.

Na época, Telmário negou as acusações e afirmou se tratar de perseguição política.

Tags

Autor