ORÇAMENTO DO GOVERNO

Haddad volta a dizer que informará jornalistas quando houver novidade sobre a meta fiscal

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que a reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o objetivo do governo com a eficiência do gasto público

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 03/11/2023 às 22:04
Notícia
X

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a indicar nesta sexta-feira (3) que, quando houver novidade sobre o futuro da meta fiscal do próximo ano, irá reportar à imprensa. Ele foi questionado sobre o tema ao sair do Ministério da Fazenda nesta manhã rumo ao Palácio do Planalto, onde participa de reunião ministerial sobre infraestrutura, que será comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Falei com vocês ontem (quinta) às 14 horas, falei para vocês que, quando tiver novidades, eu falo com vocês", disse a Haddad. Questionado, então, se a meta fiscal, hoje estabelecida com déficit zero para 2024, poderia mudar, o ministro respondeu que "vale o que falei ontem", referindo-se à disposição de comentar o assunto apenas quando tiver algo novo.

"Eu falei ontem sobre esse assunto, assim que eu tiver novidades, eu reporto. Eu passei ontem três horas discutindo reforma tributária. Hoje, eu estou preparando um despacho com o presidente sobre infraestrutura. E vou falar com vocês. Com educação", disse o ministro, que reclamou de notícias de que nesta sexta mais cedo não teria atendido à imprensa sobre a meta fiscal. "Falei ontem às 14 horas, se quiser falo todo dia, só me reservo o direito de falar na hora que eu puder. Eu tinha que preparar despacho para o presidente da República. Ontem, 14 horas eu falei com você", respondeu.

GASTOS DENTRO DO LIMITE

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que a reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o objetivo do governo com a eficiência do gasto público e que não há possibilidade de aumentar gastos fora do planejamento econômico. A fala foi dada em meio a dúvidas sobre a meta fiscal de déficit zero no ano que vem.

"O que o presidente disse hoje é que quer eficiência no gasto público. Se tem escola ou hospital iniciado, tem que ser concluído, servir à população. Porque não adianta ficar com dinheiro no caixa do ministério", afirmou.

O objetivo da agenda que incluiu os demais ministros do setor de infraestrutura foi ouvir o que já foi feito para o Novo PAC em 2023, além de discutir o orçamento diante de dúvidas sobre a meta fiscal do próximo ano.

O Estadão/Broadcast mostrou que Rui Costa é um dos principais defensores da mudança da meta. O objetivo de Costa e de parte da ala política é impedir que haja contingenciamento de verbas do Orçamento no próximo ano, o que poderia inviabilizar a realização de obras em período eleitoral.

Além do ministro da Casa Civil, estiveram presentes na reunião com Lula os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, dos Transportes, Renan Filho, das Cidades, Jader Filho, de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

 

 

Tags

Autor