PSDB

Indicado de Raquel Lyra é eleito para presidência do diretório estadual do PSDB

Sem a presença do presidente da Alepe, que compõe a legenda, tucanos elegeram novos nomes para tentar reestruturar o partido

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 29/11/2023 às 16:42 | Atualizado em 29/11/2023 às 20:36
Notícia
X

Na tarde desta quarta-feira (29) ocorreu a eleição para o diretório estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O indicado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), o empresário do segmento hoteleiro Fred Loyo foi eleito por unanimidade.

O evento ocorreu na sede do partido, no bairro do Derby, área central do Recife, e elegeu também a deputada estadual Débora Almeida como vice-presidente da coligação no Estado. Rubens Júnior manteve seu cargo de Secretário Geral, e Rodrigo Lira permaneceu como tesoureiro.

GESTÃO DE LOYO

Loyo declarou que tem o objetivo ajudar na ampliação do partido em Pernambuco. “Quero contribuir com o PSDB na busca de novos nomes e alianças partidárias. A partir de agora, nos reuniremos para traçar estratégias e conversar para fazer com que o PSDB aumente sua presença nas prefeituras do Estado. Nosso intuito é que o partido tenha candidato próprio nas principais cidades pernambucanas”, comentou Fred.

DÉBORA ALMEIDA

A nova vice-presidente do partido destacou que irá trabalhar para a visibilidade do grupo. “Vamos construir agora em cada um dos municípios a política de base, para que no próximo ano tenhamos representatividade em nossas candidaturas nas próximas eleições”, disse Débora Almeida. 

A parlamentar também falou sobre sua disponibilidade para seguir os projetos do partido. 

"Meu nome sempre estará à disposição para ajudar o partido e seus objetivos para Pernambuco. Nosso trabalho será sempre pautado em melhorar a qualidade de vida do povo pernambucano", disse. 

GOVERNO DE RAQUEL LYRA 

O novo presidente do PSDB reforçou sua atuação ao lado de Raquel Lyra nas campanhas para as eleições de 2022. Afirmando sua colaboração para a elaboração do plano de governo e informando que pretende ajudar a fortalecer o governo da tucana no Estado. 

“Acredito na visão de futuro da governadora Raquel Lyra para o nosso Estado e, por isso, junto com ela, aceitei a missão com o desafio de construirmos um Pernambuco melhor para todos”, finalizou o presidente.

POLÍTICOS NO EVENTO

A governadora em exercício Priscila Krause (Cidadania) e os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), Daniel Coelho (Turismo) e Fernando Holanda (Secretário-Chefe da Assessoria Especial à Governadora) participaram do evento representando a governadora Raquel Lyra, que viajou para participar da 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Dubai, nos Emirados Árabes. 

O deputado estadual Izaías Régis (PSDB), os prefeitos Rodrigo Pinheiro (PSDB) (Caruaru), Duguinha (São Joaquim do Monte), Judite Botafogo (Lagoa do Carro), o ex-prefeito de Petrolina Guilherme Coelho (PSDB) e o vereador do Recife Alcides Cardoso (PSDB) também estiveram presentes.

 “O estado inteiro está representado por Fred, que certamente cumprirá um papel que um dia foi de Antônio Moraes, de Bruno Araújo, de Armando Monteiro e da própria Governadora Raquel Lyra, e fará, certamente, um trabalho brilhante, de construção com vistas às eleições de 2024”, disse Priscila Krause.

APOIOS AO PSDB

Já Daniel Coelho destacou a representatividade de Raquel no partido e a importância da coligação para o Estado.

“Não subestimem não só a capacidade administrativa, mas a capacidade política da mulher que conseguiu encerrar um ciclo de quase duas décadas no governo do Estado de Pernambuco. Se ela nos libertou não é por acaso. É porque tem estratégia. Raquel foi superando os desafios, esse projeto foi crescendo, e quando menos se esperava quem ia desidratar chegou no segundo turno e venceu a eleição com uma votação histórica. Uma votação de 2/3 do povo pernambucano, simbolizando a mudança, que Raquel e Priscila são”, disse o secretário.

Diversos parlamentares de outras legendas prestigiaram evento como o ex-senador Armando Monteiro (Podemos), o deputado estadual Romero Sales Filho (União), a prefeita do Ipojuca, Célia Sales (PP), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), o presidente do Podemos-PE, Ricardo Teobaldo e o presidente do Cidadania-PE, João Freire

SEM A PRESENÇA DE ÁLVARO PORTO

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), não compareceu ao pleito. Havia a expectativa que, diante do embate travado com Raquel, ele tentasse disputar a presidência da legenda. 

Em coletiva de imprensa, Loyo falou que esteve com Porto na semana passada. De acordo com o novo presidente do PSDB, ele tem uma relação muito positiva com o parlamentar. 

"Eu formei uma relação muito boa com o presidente Álvaro Porto ao longo da campanha. Nós fomos a vários municípios juntos e conversamos muito ao longo da campanha. Na semana passada eu procurei o presidente na Assembleia, fiz uma visita e ele recebeu muito bem, inclusive, conversamos por mais de duas horas. Tivemos uma conversa muito amistosa, é muito convergente", destacou Fred Loyo. 

"Pessoalmente, não tenho nenhum problema com o deputado do Álvaro Porto. Nós temos uma relação muito boa. O deputado foi convidado para estar aqui hoje, mas ele me disse que tinha outros problemas de agenda e que não ia poder vir", continuou. 

Sobre as eleições 2024, Loyo disse não ter aspiração a cargos políticos no momento. "Não tenho essa pretensão no momento. A minha prioridade vai ser construir para o crescimento do PSDB em Pernambuco nas próximas eleições", declarou. 

Tags

Autor