ARTICULAÇÃO

"Queremos fazer mais no Nordeste", diz embaixador suíço em visita à Alepe

O embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, visitou a Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta segunda-feira (4)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/12/2023 às 12:14
Notícia
X

Nesta segunda-feira (4) o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, visitou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Recebido pelo presidente da Casa Legislativa, o deputado Álvaro Porto (PSDB), pelo presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, Lula Cabral (Solidariedade) e pelo membro da comissão  Nino de Enoque (PL). O diplomata veio receber o Voto de Aplauso concedido pela Assembleia Legislativa ao seu país.

A iniciativa tinha o objetivo de reconhecer os esforços empreendidos pela Suíça em projetos de combate à pobreza, proteção ambiental e desenvolvimento das crianças, ao redor do mundo.

“Em 2022, durante as fortes chuvas em Pernambuco, houve um grande gesto de solidariedade da Suíça, com a doação de colchões aos desabrigados. Pela sua responsabilidade global, o país recebe o certificado em agradecimento pelo comprometimento com o fortalecimento do nosso Estado”, disse o deputado Nino de Enoque, autor da homenagem.

AGRADECIMENTO

O representante suíço agradeceu a honraria e ressaltou que veio a Pernambuco numa missão diplomática e comercial.

“A parceria entre nossos países remonta ao século XIX. A vinda da Embaixada às terras pernambucanas é para estreitar os laços e intensificar ainda mais a agenda econômica, de inovação e sustentabilidade por aqui. Nesta terça-feira (5), teremos uma visita ao Porto de Suape e, com nossas empresas, vamos identificar as oportunidades de negócio que há por lá”, apontou o embaixador Pietro Lazzeri.

Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, Lula Cabral lembrou que o Estado pernambucano é um grande hub de consulados no Nordeste e um bom lugar para investimentos e negócios.

“Temos boa infraestrutura para oferecer às indústrias e empresas. E, graças ao alinhamento com o Governo Federal, Pernambuco voltará a crescer e ocupar seu posto de Leão do Norte”, destacou o parlamentar.

DISPONIBILIDADE PARA APOIO EM PROJETOS

Já o presidente da Alepe ressaltou que o Poder Legislativo está aberto a parcerias e, em especial, ao fortalecimento de iniciativas que assegurem o crescimento da economia do Estado.

“Estamos à disposição. No que pudermos contribuir, estaremos sempre de portas abertas para recebê-los”, afirmou Álvaro Porto.

De acordo com Lazzeri, atualmente, 550 empresas suíças mantém operações no Brasil, totalizando mais de R$ 70 bilhões de investimentos e gerando 70 mil empregos.

“Mas queremos fazer mais no Nordeste”, comentou. “Estamos aqui com o nosso time para isso”, disse o embaixador. 

Participaram do encontro o Cônsul-Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Bernhard Furger; o cônsul honorário da Suíça no Recife, Rodolfo Fehr; o secretário-chefe da Assessoria Especial à Governadora Raquel Lyra, Fernando Holanda; e a gerente-geral de Relações Internacionais do Governo do Estado, Rayane Aguiar.

SUÍÇA NO BRASIL

A relação entre o Brasil e a Suíça vem desde o século XIX. Em 1819, o primeiro consulado suíço foi inaugurado no Rio de Janeiro. Já a primeira Embaixada foi aberta na capital fluminense, em 1907. A sede foi transferida em 1972 e, desde então, funciona em Brasília. O Brasil é o principal parceiro de negócios da Suíça na América Latina.

 

 

Tags

Autor