ARTICULAÇÃO

Raquel Lyra que venceu as eleições com posição de neutralidade afirma: "Eu já estive pessoalmente em Brasília quase 30 vezes" em agendas com Lula

Raquel falou sobre articulação com Lula e obras do Governo Federal em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 06/12/2023 às 14:39 | Atualizado em 06/12/2023 às 14:44
Notícia
X

Em debate realizado na Rádio Jornal nesta quarta-feira (6) a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), falou sobre sua relação política com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A tucana que no segundo turno das eleições 2022, a tucana não declarou apoio a nenhum dos candidatos à presidência. Entre Lula e Jair Messias Bolsonaro (PL), ela “firmou uma posição de independência”.

Com o discurso de neutralidade Raquel venceu o segundo turno que disputava com Marília Arraes (Solidariedade). No dia 30 de outubro de 2022 a ex-prefeita de Caruaru foi eleita governadora do estado com 58,81% dos votos. No mesmo dia Lula foi eleito para presidência do Brasil pela terceira vez. Após as vitórias a governadora declarou, que esperava “construir pontes” com o presidente Lula.

"Nós nos comprometemos de na primeira semana de governo estarmos junto ao presidente da República, que fosse legitimamente eleito pelo povo brasileiro e assim foi feito. A nossa primeira reunião com o Governo Federal aconteceu no dia 9 de janeiro. De lá pra cá, eu já estive pessoalmente em Brasília quase 30 vezes. E às vezes, duas vezes na mesma semana", disse Raquel Lyra. 

"O meu time está o tempo inteiro em Brasília, construindo relação com o Governo Federal, porque Pernambuco sofreu muito por não dialogar com o governo federal nos últimos anos. E a gente fez exatamente o contrário. No dia 15, já foi a nossa primeira reunião de trabalho com o presidente Lula e seus ministros", continuou a gestora. 

OBRAS DO GOVERNO FEDERAL NO ESTADO

Durante o debate Raquel Lyra pontuou a retomada de obras do Governo Federal em Pernambuco, como a Transnordestina, o Canal Fragoso e sobre os investimentos do Metrô do Recife no Novo PAC.

"O Governo Federal pretende garantir conclusão de obras importantes como a obra da BR-104. Eu mesma, pessoalmente, já fui cinco vezes à assinatura de ordem de serviço e tenho hoje a garantia e a certeza de que vamos concluir aquela obra, porque todo o imbróglio jurídico foi resolvido no Tribunal de Contas da União", explicou. 

"O presidente Lula tomou uma decisão política também de garantir que os investimentos vão chegar ao estado de Pernambuco e sempre que estou com ele ou com seus ministros, com o vice-presidente Alckmin, eles dizem: 'Raquel, nós vamos atender Pernambuco como a gente sempre fez'.", continuou a governadora. 

'NADA DE HOLOFOTES'

A tucana destacou que quer um trabalho junto ao Governo Federal com muita transparência. "Não queremos holofotes, queremos que as coisas aconteçam".

Para as coisas acontecerem precisa ralar muito e é isso que estamos fazendo. Acordando de manhã bem cedo e dormindo bem tarde, todos os dias, na certeza e na confiança de que a gente vai sim poder trazer um legado para Pernambuco. E isso passa, sim, pela relação com o Governo Federal que a gente tem estabelecido e com o presidente Lula também", finalizou Raquel Lyra. 

Tags

Autor