Partidos já acertam a marcha para as eleições 2024 no Grande Recife
No Recife, a indefinição para as candidaturas tem sido pautada pela queda de braço entre PSB e PT
A menos de um ano para as eleições de 2024, os partidos políticos começam a esquentar as turbinas na Região Metropolitana do Recife (RMR). Diversos municípios já têm pré-candidatos lançados e em alguns deles há competições explícitas que começam a determinar as posições no tabuleiro.
No Recife, a indefinição para as candidaturas tem sido pautada pela queda de braço entre PSB e PT, que ainda se engalfinham sobre a composição de uma chapa sob as bênçãos de Lula. Nos planos do Estado, a expectativa se dá pelo nome a ser lançado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que ainda busca ampliar a sua base antes de colocar na rua seu candidato.
PRÉ-CANDIDATURA DO PSOL
A despeito do PT e PSB, a deputada estadual Dani Portela foi lançada pré-candidata pelo Psol - partido de esquerda. A decisão foi tomada no dia 3 de dezembro, durante o Congresso Municipal do partido.
"Eu quero ser candidata à prefeita do Recife porque, como o Presidente Lula sempre diz, é preciso incluir os pobres no orçamento público. O Recife é hoje uma das cidades mais desiguais do país. As palafitas voltaram à nossa cidade e em todos os lugares por onde andamos vemos famílias inteiras morando nas ruas e pessoas passando fome. É essa realidade que eu quero mudar. Governar é muito mais que fazer obras, é principalmente priorizar as pessoas", pontuou Dani no evento de pré-lançamento.
Apesar de ser a única mulher até então indicada à disputa no Recife e alinhar seus interesses políticos a Lula, Dani não terá o apoio do presidente. O PT ainda vive uma indefinição interna sobre o que virá na eleição 2024 do Recife, mas nenhuma das alternativas passam pelo Psol.
CANDIDATO DE LULA
É esperado que Lula defina seu apoio ao atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), já que o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores articula com o Partido Socialista Brasileiro para que o vice da chapa de Campos seja do PT. Mas como até o momento não houve sinal positivo para a solicitação, há ainda uma segunda possibilidade ventilada: a candidatura própria do Partido dos Trabalhadores.
Ainda na capital pernambucana, no campo da direita, na convenção do Partido Liberal (PL), o ex-ministro do Turismo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, Gilson Machado Neto, assumiu a presidência do diretório municipal da legenda no Recife.
É esperado que Machado seja anunciado como o candidato do PL no Recife para o pleito de 2024 e dispute com o ‘espólio eleitoral’ deste campo com um candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra. Com Raquel Lyra fora da presidência do PSDB, especula-se que os tucanos não tenham um nome próprio na disputa.
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho (Cidadania), já afirmou que está “à disposição” para ser candidato a prefeito do Recife em 2024.
OLINDA TEM INDEFINIÇÃO DE NOMES
Em Olinda a sucessora de Lupércio , que filiou-se ao PSD, será a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, Mirella Almeida. Mas essa é a única definição no município. Com nome de Marília Arraes (Solidariedade) forte nas últimas pesquisas, há quem acredite numa candidatura dela , e nesse emaranhado de nomes, despontam também o vice-prefeito Márcio Botelho, Izabel Urquiza (PL) e até mesmo o nome da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), que assumiu o comando da presidência da Comissão Municipal do PSB com a promessa de fortalecer o partido no município.
PSB EM MORENO
Os socialistas também podem ter candidatura em Moreno. O partido já realizou o ato de filiação de Aninha Araújo na Câmara de Vereadores de Moreno. Ela é ex-secretária de Saúde na gestão do prefeito Vavá Rufino.
A chegada de Ana ao partido prega a construção de alternativa do PSB para as eleições de 2024.
Aninha não foi lançada como pré-candidata na cidade, mas a solenidade contou com lideranças do partido, como o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guede; a secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires; o coordenador regional da Fundação João Mangabeira e deputado federal Pedro Campos (PSB) e o ex-prefeito Dilsinho Gomes (PSB).
OS NOME DE JABOATÃO
O pré-candidato a prefeito de Jaboatão do Guararapes, Elias Gomes (PT) vem por enquanto colhendo uma série de apoios. O último anunciado foi do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que une-se a outras siglas como o PV, PCdoB, MDB e Republicanos. O evento marcou o segundo ato de apoio partidário ao petista realizado em menos de três semanas. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), reforçou o palanque da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB).
"Entendemos que era preciso unir a esquerda e temos feito isso a partir do diálogo, e em breve, novos anúncios serão feitos como resultado de conversas que têm como ponto central o resgate da cidade do Jaboatão dos Guararapes. Entendemos ainda que essa união de forças precisaria ser ainda mais ampla e contar com a participação de siglas do centro, que é o caso do PRTB, que irá somar e muito com a nossa campanha e, sobretudo, na governança, para que unidos possamos fazer não apenas mais e melhor, mas fazer o novo", pontuou Elias Gomes.
CLARISSA TÉRCIO NA DISPUTA
Em contraponto a Elias Gomes, Clarissa Tércio (PP) vem angariando força política no campo da direita. Além de ter sido lançada pré-candidata pelo seu partido, a deputada federal também assumiu a presidência do PP no município.
No lançamento da pré-candidatura estiveram presentes nomes como o deputado federal Lula da Fonte (PP), os deputados estaduais Pastor Júnior Tércio ( PP), Pastor Cleiton Collins ( PP), Henrique Queiroz Filho (PP), Adalto Santos, Jeferson Timóteo, Danilo Godoy e Gustavo Gouveia, os prefeitos de Moreno, Edmilson Cupertino, e do Cabo, Keko do Armazém, o vice-prefeito de Olinda, Marcio Botelho, a vereadora do Recife, Missionária Michele Collins ( PP) e o Pastor Francisco Tércio, que é pai de Clarissa.
“Sabemos que não será fácil, mas Deus conhece o desejo do meu coração de olhar para Jaboatão com zelo e cuidado. Quando os justos governam, o povo se alegra”, afirmou na ocasião a deputada.