ALEPE

"Esperamos que no próximo ano essa dificuldade não aconteça", disse presidente da Alepe sobre demandas em regime de urgência do Executivo

Álvaro Porto faz balanço sobre ano legislativo

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 21/12/2023 às 13:27 | Atualizado em 21/12/2023 às 22:01
Notícia
X

Na manhã desta quinta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), participou do programa Debate em Rede, da Rádio Jornal. Na ocasião, ele fez um balanço sobre o primeiro ano da atual legislatura e pontuou a relação entre os parlamentares e o Executivo, alertando para manutenção de sua atuação independente.

Em relação ao trabalho desenvolvido durante 2023, o parlamentar avaliou como bastante positivo e destacou a harmonia dos deputados de diferentes partidos nas discussões para aprovações das leis.

"Podemos fazer uma avaliação positiva, pois todos os projetos que foram enviados pelo Executivo foram analisados pela Assembleia. Tivemos várias discussões, várias polêmicas, mas no final a análise que a Assembleia fez foi para que o que fosse bom para Pernambuco fosse aprovado. Do que era bom para Pernambuco, não ficou nenhum projeto para trás, todos foram aprovados".

INDEPENDÊNCIA ENTRE PODERES

Durante a conversa, Porto falou sobre independência nas decisões mesmo sendo da base do governo. Esse foi um posicionamento que ele fez questão de demostrar durante todo o ano.

"Eu sou do partido da governadora e sou da base do governo. Eu acho que temos de ter um trabalho nosso. Não é porque você é da base do governo que tem de concordar com tudo", disse Porto.

Na legislatura de 2023, em diversos momentos a Alepe firmou um posição de independência, passando uma mensagem clara para a população de que o Executivo não iria se sobrepor.

"Cada deputado tem o direito de exercer seu mandato, tem direito de cobrar. A governadora foi eleita com o voto popular e nós também. Temos 49 deputados, cada um com um pensamento diferente, cada um no seu direito de exercer o seu papel", destacou Álvaro Porto na conversa

ATUAÇÃO DOS PARLAMENTARES

O Presidente da Casa Legislativa também fez questão de destacar o trabalho dos parlamentares em prol da população pernambucana.

"Nosso trabalho é pelo povo de Pernambuco, é pelo Estado, principalmente para aqueles mais carentes. Acredito que foi um ano muito positivo e, se Deus quiser, em 2024 a gente vai aperfeiçoar mais ainda esse trabalho da Alepe", pontuou.

PROJETOS COM URGÊNCIA ENVIDADOS PELO EXECUTIVO

Durante esse primeiro ano de governo de Raquel Lyra (PSDB), diversos projetos foram enviados em regime de urgência para a Casa.Sobre isso, o deputado destacou dificuldade em pouco tempo de tramitação, pois tudo precisa ser feito muito rápido.

"Tem alguns projetos que se resolve fácil, mas tem outros que precisam de uma discussão maior. Quando começam os pedidos de vista, esse processo que poderia ser resolvido em pouco tempo, se estende aí por 30 dias. Muitas vezes os projetos chegam na Assembleia fora de hora. Eu estou falando isso aqui por conta dessa última leva de projetos que foram enviados, os 33 projetos para Alepe, e eu tive que falar com o pessoal para receber isso à noite, porque só entregaram à noite, já fora do prazo, após às 18h, o pessoal trabalhou até 1h30 da manhã para catalogar todos esses projetos", explicou o presidente da Casa Legislativa.

"Às vezes, a nossa equipe entra em contato com o pessoal do Executivo porque o projeto chega sem anexo, faltando algumas coisas e nós conversamos com o governo do Estado para aprimorar", continuou o parlamentar.

PARLAMENTARES CRITICAM URGÊNCIA NOS PROJETOS

Porto também afirmou que essa é uma critica de todos os parlamentares da Casa, independente da bancada.

"Esperamos que no próximo ano essa dificuldade realmente não venha a acontecer, porque precisamos analisar, mas tem projeto que chega que você não pode resolver da noite para o dia, você tem que passar um certo período", finalizou.

INDICAÇÃO DE FRED LOYO PARA PRESIDÊNCIA DO PSDB

No dia 29 de novembro ocorreu a eleição para o diretório estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o indicado de Raquel Lyra, Fred Loyo, foi eleito por unanimidade. Porto tinha interesse em presidir o grupo, mas não recebeu a indicação da gestora estadual para concorrer.

Sobre a escolha de Loyo, Porto afirmou:"Talvez o convívio dela com Fred é melhor do que comigo". "Ela queria uma pessoa de total confiança dela que continuasse levando o projeto dela no PSDB", continuou.

DESFILIAÇÃO DO PSDB

Questionado sobre uma possível saída do partido dos tucanos, o parlamentar informou que não está nos seus planos no momento.

"Eu tenho que ficar no partido. Eu tenho um mandato de deputado. E mesmo que eu quisesse disputar no próximo ano alguma eleição, não poderia mudar de legenda. Então no momento é como dizia Marco Maciel (ex-vice-presidente do Brasil): 'Quem tem tempo não tem pressa'", disse Porto.

ELEIÇÕES 2024

Sobre o pleito do próximo ano, Álvaro Porto informou que está conversando com prefeitos e futuros candidatos sobre qual o melhor caminho para seguir.

"Eu acredito que isso vai ser uma definição desse pessoal que me acompanha, que eu não vou tomar nenhuma decisão. O deputado Álvaro Porto não vai tomar nenhuma decisão sozinho.Emjaneiroiremos ter uma definição sobre qual caminho o nosso grupo político vai seguir", explicou.

Tags

Autor