BASE DO GOVERNO

Parlamentares da base governista na Alepe respondem críticas da oposição à gestão de Raquel Lyra

Na terça-feira a bancada de oposição realizou uma coletiva para apresentar uma analise do primeiro ano de gestão do PSDB

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 03/01/2024 às 12:29
Notícia
X

Em resposta a análise crítica realizada pela bancada de oposição ao governo de Raquel Lyra (PSDB) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o líder da bancada governista, Izaías Régis (PSDB) e a líder do PSDB, Débora Almeida, esclareceram alguns questionamentos.

Na coletiva do grupo de oposição que ocorreu na manhã da terça-feira (2) os parlamentares destacaram que existem necessidades nas áreas da educação, infraestrutura, saúde, cultura e segurança pública. 

Sobre isso Régis disparou que "todos os pontos levantados pelos nessa avaliação de primeiro ano de gestão da governadora Raquel Lyra, não foram situações criadas pela gestão atual". O parlamentar fez a declaração alegando que as dificuldades da gestão atual foram gerados no governo de Paulo Câmara

“São problemas herdados de um governo que esteve à frente da gestão por mais de uma década, portanto, não são solucionáveis em um ano. E não adianta vir com o clichê “pare de governar com o retrovisor” , desgoverno de anos interfere sim no ambiente da gestão atual", continua o deputado. 

TRABALHO PARA REORGNIZAR A CASA

Ainda mencionando o governo anterior, o deputado Izaías Régis afirmou que Raquel Lyra possui "uma ótima capacidade de gestão, mas as causas de algumas adversidades na gestão são do governo de Paulo Câmara"

"A governadora Raquel Lyra, teve e está tendo muito trabalho para reorganizar a 'casa'. Muita coisa que já tinha que ter sido mudada em governos passados, porém, faltou a vontade política para isso", disse o parlamentar.

RESULTADOS DA ANÁLISE DA BANCADA DE OPOSIÇÃO NÃO SE SUSTENTAM, DIZ RÉGIS 

O líder da bancada governista apresentou alguns dados, com o objetivo de ir contra os relatórios apresentados pela oposição na coletiva. 

"Temos resultados e dados desse primeiro ano em que os questionamentos levantados não se sustentam", frisou Izaías Régis. 

Confira os dados apresentados por Régis: 

Portal da Transparência 

Segundo o parlamentar a gestão atual conseguiu a manutenção do Selo Ouro no Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP) em 2023, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

"A classificação é dada aos portais públicos que atingem índice entre 85% e 94,9%, além de cumprir com 100% dos critérios considerados essenciais", disse. 

Infraestrutura

"Na área da infraestrutura, mais de 4 mil km de rodovias estaduais foram contempladas pela ação de conservação em 2023, com custo total de R$ 49 milhões", destacou Izaías Régis. 

Plano de Qualidade do Gasto Público

"Nesse plano Pernambuco conquistou o segundo lugar entre os estados do País no quesito economia de despesas de custeio em 2023, segundo relatório da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgado em 21 de dezembro", apontou o parlamentar. 

ANO DE ENTREGAS

Já a deputada Débora Almeida, reforçou o papel do ambiente democrático da Alepe e destacou que "o novo ano deve ser de entrega de muitas ações do governo estadual". 

“Passamos um ano de ajuste e arrumação da casa, foram 16 anos de um formato de governo que está passando por transição. Esse ano tem tudo para ser um ano de afirmação da gestão da governadora Raquel Lyra”, pontuou. 

 

Tags

Autor