ATAQUES

"Não dá para confundir liberdade de expressão com crime de ódio", diz influenciadora pernambucana que vem sofrendo ataques de bolsonaristas

Karina fez um boletim e ocorrência na Polícia Civil e equipe investiga o caso

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 15/01/2024 às 17:16 | Atualizado em 15/01/2024 às 17:20
Notícia
X

A influenciadora digital pernambucana Karina Santos, de 30 anos, relatou em suas redes sociais que está sofrendo ataques após uma de suas publicações ser compartilhada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no dia 4 de janeiro. Segundo a influencer com a ação da esposa de Jair Bolsonaro, os apoiadores da família passaram a agredi-la com ofensas xenofóbicas e misóginas. 

"Os ataque eu sempre sofri, por conta de meu posicionamento firme em defesa do PT e do Governo Lula, mas eles se intensificaram e ganharam conotações cada vez mais criminosas após exposição do meu perfil na rede social da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro", disse. 

Reprodução/ Redes sociais
Prints das publicações de Michelle Bolsonaro - Reprodução/ Redes sociais

Atualmente no Instagram Karina tem 226 mil seguidores, no tiktok 143,5 mil e no X 18.881 mil seguem a pernambucana. 

E-MAIL COM AMEAÇA 

Karina revelou à reportagem do Jornal do Commercio que recentemente recebeu um e-mail com ameaça de morte. De acordo com ela a mensagem tinha "uma tendência neonazista". 

Para ela a pessoa que mandou o e-mail pode está utilizando o nome e foto de outra pessoa. 

"No e-mail tinha escrito que antes de me matar eu iria ser vítima de um estupro coletivo. Mas o que mais me preocupou mesmo nesse e-mail foi que ele vazou meus dados pessoais como endereço, email, telefone, meus e de meus pais", relatou. 

ATAQUES CONTRA O FILHO DE KARINA 

Karina explicou que escolheu o nome Inácio para o filho em homenagem ao Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. Atualmente, Inácio tem cinco anos e já foi vitima de ofensas na internet. 

"No meio desses agressores que foram em meu perfil, alguns viram a homenagem que fiz ao Presidente Lula ao nomear meu filho e começaram a agredi-lo e ameaçá-lo", contou. 

BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA POLÍCIA CIVIL

Com a quantidade de ataques que estava sofrendo a pernambucana resolveu procurar seus direitos perante a lei e fez um boletim de ocorrência na Polícia Civil.  

"Resolvi me resguardar quando a situação se avolumou. Vi em minhas redes diversos crimes sendo praticados e já houveram notícias de bolsonaristas agredindo e até matando defensores do Lula país afora, até hoje lembro do caso do Marcelo Arruda", explicou Karina.

Após a notícia que ela realizou b.o se espalhar os ataque diminuíram. 

Marcelo Arruda mencionado pela influencer, era o tesoureiro do Partido dos Talhadores que foi assassinado em  Foz do Iguaçu pelo policial Jorge Guaranho. 

Divulgação
Print dos comentários na publicação de Karina - Divulgação

DEMOCRACIA

Para Karina "divergências na democracia são até saudáveis, mas quando a coisa sai do campo das ideias e parte pra entrar na esfera penal a coisa desanda".  

"Não dá para confundir liberdade de expressão com crime de ódio", frisou. 

A pernambucana também chamou atenção para a falta de regulamentação das redes sociais.

"O PL 2630 precisa ser discutido no Congresso Nacional para que as pessoas possam se sentir protegidas e que outras pessoas possam ser responsabilizadas. Não dá para as plataformas agirem visando apenas o lucro, amplificando o alcance de quem distribui ódio, mas paga cinquenta ou cem mil reais à plataforma ao mesmo tempo que invisibiliza perfis com crescimento orgânico e natural como o de tantas pessoas", sugeriu. 

"Há um claro desequilibrio de força dentro das redes e acredito que seja por conta da ausência de qualquer regulamentação. Não pode ser terra sem lei", continuou. 

AGENDA DE LULA EM PERNAMBUCO 

A reportagem do JC questionou Karina Santos sobre sua participação na agenda do Presidente Lula em Pernambuco nestas quinta (18) e sexta-feira (19) e ela afirmou estar limitando suas atuações em públicas devido os acontecimentos, mas afirmou que de alguma forma estará presente.

 

Divulgação
A influenciadora Karina Santos e o Presidente Lula - Divulgação

"Até ter mais informações sobre essa ameaça que vazou meus dados e que pode representar uma ameaça real a mim e a minha família eu tenho limitado minhas atuações publicas pra ambiente relativamente controlados e seguros. Mesmo que eu fique à paisana, agarrada na grade externa do evento, eu vou querer ir pra ver novamente esse grande estadista", disse a pernambucana. 

A presença do Chefe do Palácio do Planalto no Estado será para visitar a Refinaria Abreu e Lima, em Suape, na quinta-feira (18) e anunciar a Escola de Sargentos das Armas (ESA), na sexta-feira (19). 

 

 

Tags

Autor