REFINARIA ABREU E LIMA

Lula reforça apoio a Raquel e diz que ela 'não vai ter problema durante a gestão'

O chefe do Palácio do Planalto participou do evento para anunciar os investimentos da ampliação e conclusão das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Suape

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 18/01/2024 às 20:36
Notícia
X

Na tarde desta quinta-feira (18), o presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu agenda em Pernambuco. O chefe do Palácio do Planalto participou do evento para anunciar os investimentos da ampliação e conclusão das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, ao lado de lideranças políticas como o prefeito João Campos (PSB), ministros pernambucanos e a governadora Raquel Lyra (PSDB), a quem fez questão de esclarecer não haver qualquer rusga no trato político. 

Lula iniciou seu discurso relembrando o primeiro encontro para discutir a refinaria, à época com o governador  Jarbas Vasconcelos.  

"Eu tinha uma reunião com o Jarbas e ele me falou então da refinaria. Ele disse o seguinte: 'o país ou a empresa que quiser financiar ou fazer parceria, eu aceito'", contou o presidente. O petista afirmou estar muito feliz com a retomada das obras na refinaria e declarou que voltou à presidência para trazer melhorias para o Brasil. 

"Eu voltei. Voltei porque vocês quiseram que eu voltasse. Voltei porque vocês me colocaram aqui. E voltei para fazer a gente ter orgulho outra vez. Vamos voltar a aumentar o salário mínimo. Aumentar a força de salário das pessoas, gerar emprego de qualidade e fazer mais institutos federais e mais universidades no país", frisou Lula.  

LULA REFORÇA ATUAÇÃO CONJUNTA COM RAQUEL

Para além das promessas, o presidente clara a boa relação que mantém com a governadora Raquel Lyra, reforçando que apesar das diferenças ideológicas dos partidos, o apoio dele se mantém.

"Não se importe porque você não é do meu partido e nem porque você não esteve na minha base na campanha. Não se importe! A minha relação com você será a relação de um Presidente da República do Brasil com a governadora do Estado. Além de respeitar a sua vitória, eu respeito o desejo do povo de Pernambuco que escolheu você para governar. Você não vai ter problema durante a gestão. Seria bom que ela governasse na época do Bolsonaro. Pergunte para qualquer governador pra qualquer estado do nordeste qual foi o inferno que eles passaram. Era como se fosse capeta no palco pisando o pão", comentou Lula.

RAQUEL FALA EM UNIÃO

A governadora Raquel Lyra agradeceu a vinda do petista ao Estado e falou sobre a união dos deputados federais, mencionando o trabalho realizado para que o Polo Automotivo de Pernambuco não perdesse os incentivos fiscais com a reforma tributária.

"É importante olhar para esse palco para ter muito em mente que não é fácil fazer política, mas quando nos juntamos somos capazes de superar os desafios que estão postos na nossa frente. Essa bancada trabalhou de maneira muito firme para garantir junto ao governo federal a manutenção dos benefícios fiscais da Fiat. Aquilo foi uma decisão política do presidente de trabalhar por essa renovação", destacou.

 

LULA SE REFERE A BOLSONARO COMO "PSICOPATA" 

Ao se referir ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), Lula não perdeu a oportunidade de tecer críticas. Classificou o seu opositor como um "psicopata" e enumerou problemas da gestão anterior. 

"É preciso saber quanto dinheiro esse País perdeu nesses 10 anos de atraso nessa empresa, quanto salário deixou de ser pago, quantas pessoas não têm benefícios nesse país, quanto que esse país perdeu da sua competitividade internacional até chegar ao ponto de eleger um psicopata para ser presidente desse País", disse Lula.

Além disso, o petista alfinetou toda a família Bolsonaro. "Ele é alguém que vive da mentira, da maldade e de ofender os outros. Para ele todo mundo aqui é ladrão, comunista e defende aborto como se e ele e os seus filhos fossem exemplo de família nesse País", frisou o chefe do Palácio do Planalto.

 

PRESENTES NO EVENTO

Alguns deputados federais que participaram do evento avaliaram a inciativa de Lula em voltar a Pernambuco. A vice-líder do governo Lula na Câmara, Maria Arraes (Solidariedade), definiu as ações da ocasião como "um marco decisivo para a economia de Pernambuco e para a soberania energética do Brasil"

“Esses novos investimentos são uma prova do compromisso do governo em impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável. Este é um momento de celebração para Pernambuco e para o Brasil, pois avançamos juntos em direção a um futuro de maior independência, prosperidade e justiça social”, disse Maria. 

Já o coordenador da bancada federal de Pernambuco na Câmara, deputado Carlos Veras (PT), afirmou que o investimento na RNEST vão gerar desenvolvimento econômico e social

“Todas as vezes que Lula vem a Pernambuco é pra anunciar investimentos que alavancam o crescimento de nosso estado. A retomada irá gerar de mais de 30 mil empregos, isso é resgatar a dignidade e a esperança do povo pernambucano”, pontou o parlamentar. 

O deputado federal  Pedro Campos (PSB) fez um balanço sobre os pontos abordados no encontro. 

“Desde o começo, falamos da importância de uma preparação para receber estes investimentos. Na formação profissional, já tivemos uma resposta hoje com o anúncio de parcerias entre Petrobrás, Institutos Federais e SENAI. Agora, lutaremos também por intervenções na BR-101 e PE-60, para garantir o ir e vir dos mais de 30 mil trabalhadores envolvidos nesta obra”, destacou. 

Também estiveram presentes no evento os ministros pernambucanos, Sílvio Costa Filho (Republicanos), Luciana Santos (PCdoB) e André de Paula (PSD), a prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PP), e a senadora Teresa Leitão (PT).

Tags

Autor