POLO GESSEIRO DO ARARIPE

Geraldo Alckmin discute melhorias para o Polo Gesseiro do Sertão pernambucano

O principal ponto abordado no encontro foi a concorrência do material pernambucano com o gesso importado da Espanha

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 07/02/2024 às 12:41 | Atualizado em 07/02/2024 às 12:46
Notícia
X

O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), se reuniram, na noite da terça-feira (6), em Brasília, para discutir melhorias para o Polo Gesseiro do Araripe, no Sertão de Pernambuco. 

O parlamentar solicitou ao vice-presidente medidas urgentes do governo federal, com o objetivo de conter a crise na região que tem o gesso como uma das principais fontes de renda. 

O polo, que responde por cerca de 90% da produção nacional de gipsita, vem enfrentando concorrência desigual com o gesso importado da Europa, sobretudo da Espanha, que está ameaçando cerca de 20 mil empregos gerados nos municípios sertanejos como Araripina, Trindade, Ipubi e Ouricuri.

REINVIDICAÇÕES LEVADAS PELO DEPUTADO

Segundo Coutinho, o setor solicita melhor infraestrutura rodoviária e ferroviária para escoar a gipsita, bem como medidas para garantir igualdade de condições fiscais frente à produção estrangeira.

"A situação do Polo Gesseiro nos preocupa muito, mas saímos da reunião muito animados com o compromisso assumido pelo vice-presidente da República, que vai se debruçar sobre as urgentes reivindicações do Polo", explicou Augusto Coutinho. 

O encontro com Alckmin, contou com a participação dos empresários Guilherme Lins e Eduardo Farias, representando o setor, além da secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres; e da secretária Executiva da Câmara de Comércio e Exterior, Marcela Carvalho.

AGENDA DE RAQUEL LYRA NO POLO GESSEIRO 

Também durante a terça-feira (6), a governadora Raquel Lyra (PSDB) esteve em Araripina, para anunciar a chegada do gás natural no Polo Gesseiro. Com investimento inicial de R$ 6 milhões, o projeto piloto começa em abril.

A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) passará a abastecer o Polo, contribuindo para melhorar a sustentabilidade na produção.

Tags

Autor