CONFLITO

Ministro de Israel diz que vai repreender embaixador brasileiro após Lula falar sobre genocídio

"Ordenei ao pessoal do meu gabinete que convoque o embaixador brasileiro para uma chamada de repreensão amanhã", disse o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/02/2024 às 13:19
Notícia
X

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter acusado Israel, neste domingo (18), de cometer um "genocídio" contra civis palestinos na Faixa de Gaza, o governo de Israel anunciou que repreenderá o embaixador brasileiro em Tel Aviv.

Nas declarações, Lula chegou a comparar as ações de Israel com a campanha de Adolf Hitler para exterminar os judeus.

Durante coletiva de imprensa, em Adis Abeba, na Etiópia, onde participa da cúpula da União Africana, Lula disse que o conflito "não é uma guerra entre soldados e soldados". "É uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças", acrescentou. 

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus."

"As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Ninguém prejudicará o direito de Israel se defender", escreveu, no X (antigo Twitter), o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz.

"Ordenei ao pessoal do meu gabinete que convoque o embaixador brasileiro para uma chamada de repreensão amanhã", completou.

Tags

Autor