Secretarias do governo de Raquel Lyra passam por 'dança das cadeiras'
Confira as mudanças recentes no secretariado da tucana
Recentemente, diversas mudanças tem sido realizadas nas secretarias do governo de Raquel Lyra (PSDB). A alteração da vez foi na pasta de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção a Violência do Estado, com a exoneração do secretário executivo Flávio Rodrigues de Oliveira, a modificação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (1).
Oliveira estava como secretário interino desde outubro de 2023, quando Lucinha Mota (PSDB) deixou a pasta para assumir o cargo de vereadora na Câmara de Petrolina, no Sertão pernambucano.
Entretanto, o novo nome para o comando da secretaria estadual não foi divulgado pelo governo.
JANE SANTOS SE DESPEDE DA SECRETARIA EXECUTIVA DE CRIANÇA E JUVENTUDE
No início de fevereiro, a governadora Raquel Lyra empossou o novo secretário da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra. A ação marcou a aliança da tucana com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), pois o novo gestor foi indicado pelo presidente nacional da legenda, Carlos Lupi.
A médica Jane Santos era a titular da pasta até essa quinta-feira (29). A ex-secretária divulgou uma carta em seu último dia de atividades informando que pediu exoneração.
"Na vida, fazemos planos que não resultam necessariamente no que esperamos", disse Jane no documento.
Além disso, a médica agradeceu por ser escolhida para comandar a secretaria em 2023.
"Muito obrigada a cada um e cada uma por tudo e pela oportunidade incrível que o governo de Pernambuco me deu".
CONFIRA CARTA DE JANE SANTOS NA ÍNTEGRA
"Povo do meu coração,
Em fevereiro de 2023 eu assumi a Secretaria Executiva da Criança e Juventude da SDSCJPVD/PE com muito senso de responsabilidade, compromisso, dedicação e disponibilizando o meu saber técnico acumulado em uma trajetória profissional de mais de 45 anos e a sede de compor e aprender mais e mais, para colocar crianças, adolescentes e jovens no centro das políticas públicas que precisam lhes ser asseguradas. Com a cabeça povoada de muitas ideias e metas e disposta demais a ouvir, ouvir, trocar experiências e fazer juntes, pretendia contribuir para fazermos o que precisa ser feito e é nossa obrigação, para que a justiça social prevaleça e não deixe ninguém para trás.
Mas, na vida, fazemos planos que não resultam necessariamente no que esperamos. Comunico que solicitei exoneração do cargo SECJ, encerrando mais um ciclo da minha vida hoje, 29 de fevereiro.
Entretanto, nesse caminhar, isso não é o mais importante. É também importante. Porque o mais valioso não é o que você procura, mas, o que acaba encontrando. O que também importa muito nessa jornada são os companheiros de viagem. E nisso fui uma afortunada, para variar.
Muito aprendizado, trocas, leveza, cumplicidade, respeito mútuo, resultados SIM. Ter curtido uma rotina muito especial, desafiante e bem-sucedida com vocês me orgulha muito e será sempre parte do melhor da minha história.
Muito obrigada a cada um e cada uma por tudo e pela oportunidade incrível que o governo de Pernambuco me deu. Muito sucesso para todes, adiante. Certamente, estarei vibrando muitooooo a cada conquista alcançada, por um Pernambuco para todas as infâncias, adolescências e juventudes. Abraço forte.
“O nosso ideal devemos colocá-lo nas estrelas, ainda que fiquemos no meio do caminho” – Tolstoi."
MUDANÇAS NO COMANDO DO IPA E DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Na última quarta-feira (28), o governo de Pernambuco anunciou a alteração no comando do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A ex-secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, agrônoma Ellen Viégas, ira assumir a presidência do IPA.
Hellen havia deixado a pasta de Desenvolvimento Agrário para que o economista Cícero Moraes, indicado pelo Podemos (PODE), assumisse o cargo. Ele foi empossado em 19 de fevereiro.
O ato marca uma aliança entre Raquel Lyra e o PODE, o que é capaz de gerar articulações para as eleições municipais de 2024.
JOAQUIM NETO DEIXA O IPA E ASSUME CARGO NA CASA CIVIL
O ex-presidente do IPA, Joaquim Neto, foi nomeado nesta sexta (1) para o cargo de Assessor Especial da secretaria da Casa Civil.
Neto estava no comando do Instituto desde o inicio do mandato de Raquel Lyra.
Joaquim é pré-candidato à prefeito de Gravatá, no Agreste pernambucano. Ele que já foi prefeito do município e busca um novo mandato.
O político deve ficar nas funções de assessor especial até julho, pois terá que se desligar do cargo para realizar suas campanhas.
ASSISTÊNCIA SOCIAL, PROJETOS E ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA
Ainda no último dia 19, mais três secretários tomaram posse. Carlos Braga assumiu o comando da secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas, Rodrigo Ribeiro da secretaria de Projetos Estratégicos e Paulo Paes a secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.
Braga estava há três meses como interino na pasta, desde novembro de 2023 quando a secretária Carolina Cabral foi deslocada para a secretaria Projetos Estratégicos.
No início de fevereiro, Carolina pediu para deixar o comando da secretaria de Assistência Social, no momento Rodrigo Ribeiro que estava como secretário executivo de Obras de Desenvolvimento Urbano, assumiu a cadeira.
Com a posse de Braga na secretaria, Pinheiro recebeu um novo cargo de secretário de Projetos Estratégicos.
A secretaria de Administração Penitenciária foi criada oficialmente em janeiro deste ano. Anteriormente, ela fazia parte da Secretaria de Direitos Humanos. Atualmente, como uma pasta individual tem Paulo Paes como gestor.