AMUPE

Raquel Lyra anuncia projetos para os municípios pernambucanos durante solenidade na Amupe

A governadora de Pernambuco participou da posse do novo presidente de Amupe e apresentou algumas propostas para os município

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 05/03/2024 às 15:43 | Atualizado em 05/03/2024 às 17:42
Notícia
X

Durante a solenidade de posse do novo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia (Podemos), a governadora Raquel Lyra (PSDB) destacou alguns projetos para os municípios pernambucanos e a união entre os gestores. 

A chefe do Executivo Estadual apontou que é possível realizar projetos "através das mãos generosas dos prefeitos e prefeitas do nosso estado, indistintamente, sem enxergar coloração partidária". 

COZINHAS COMUNITÁRIAS

A primeira ação mencionada pela governadora foram as cozinhas comunitárias. Os equipamentos distribuem cerca de 20 mil refeições por dia em todo Estado. Na última quinta-feira (18) foi inaugurada a 100ª Cozinha Comunitária de Pernambuco, em São Joaquim do Monte, no Agreste pernambucano. 

"Já pactuamos outras noventa e cinco cozinhas comunitárias e o meu compromisso com os prefeitos e prefeitas que devem procurar, porque quando tem uma, quer duas, quer três, quer uma pra cada distrito, é que não vai parar. Assim que a gente conseguir aprovar o primeiro repasse de recursos, que são os cinquenta mil que vocês recebem pra ajudar no enxoval das cozinhas comunitárias", afirmou Raquel Lyra. 

TÍTULOS DE PROPRIEDADE

A governadora de Pernambuco destacou que a meta para entregas de títulos de propriedades para esse ano é de 20 mil e afirmou "vamos conseguir bater e superá-las". 

Ainda falando sobre moradia a tucana falou sobre o "entrada garantida" proporcionado pelo Programa Moradia Pernambuco.

"Temos condições de fazer a entrega de muitas casas, para quem ganha até dois salários mínimos. Temos muitas unidades habitacionais que já estão cadastradas no nosso site, a parceria com a Caixa Econômica Federal também, para que o Estado entre com o valor da entrada do imóvel, que era o que falta de poupança

Além disso, ela anunciou o lançamento da nova modalidade do Programa Morar Bem Pernambuco, que realizará reformas em imóveis de Áreas de Interesse Social. 

EDUCAÇÃO 

Relacionado à educação, a governadora garantiu que ainda neste mês fará entrega de mais ônibus escolares para os municípios. Nos últimos dez meses, foram entregues 182 veículos para a frota escolar do Estado, segundo o governo, superando os 133 ônibus escolares entregues nos quatro anos anteriores.

"Ontem eu consegui fechar a adesão dos outros 200 e a gente está comprando cerca de 1.050 novos ônibus, com o compromisso da indústria de me entregar os primeiros ainda no mês de março", destacou Raquel Lyra. 

Sobre as creches, a gestora explicou que já conversou com todos os prefeitos para alinhar os terrenos para construção. 

"Vamos lançar ainda nesse mês os dois primeiros lotes de licitação para a construção de pelos menos 100 novas creches a serem construídas no estado de Pernambuco", afirmou. 

PLS ENVIADOS PARA ALEPE

Ainda durante a solenidade, Raquel Lyra falou sobre o envio de dois Projetos de Lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os PLs foram enviados na segunda-feira (4). 

O primeiro projeto busca o fim das faixas salariais para policiais e bombeiros militares, uma luta antiga da categoria. A matéria prevê a extinção progressiva das faixas, entre junho de 2024 e junho de 2026, resultando num aumento significativo do salário médio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A outra pauta mencionada por ela foi sobre o Programa de Desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, o PE Produz Polo de Confecções.

O PL tem objetivo de fortalecer essa cadeia produtiva do Agreste, distribuída em 46 municípios, através da possibilidade de aquisição por parte do Governo do Estado de itens como fardamentos e material escolar da área têxtil produzidos nesses locais. 

 

Tags

Autor