poralização

Não vai ser fácil o Brasil sair do abismo da polarização

Felipe Nunes, um dos autores de "Biografia do Abismo", esteve nesta segunda (11/03) no Recife para tarde de debates e autógrafos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Da Redação

Publicado em 11/03/2024 às 22:19
Notícia
X

O debate político eleitoral no Brasil virou disputa entre torcidas rivais  e, pior, mesmo depois do jogo, o embate continua.  A avaliação é do cientista político, professor e escritor Felipe Nunes, um dos autores do livro "Biografia do Abismo", lançado em parceria com o jornalista Thomas Trauman.  Nunes esteve  no Recife para lançar o trabalho, dentro do projeto do Marketing do Futuro, sob coordenação do cientista Sílvio Meira e da jornalista Rosário Pompeia. 

E como superar o impasse? Segundo Felipe Nunes, não será tarefa fácil, mas o caminho apontado por ele passa pela política e a sociedade "resgatarem uma visão mais humanista" do mundo e os governos  "fazerem entregas" capazes de transformar a vida das pessoas para melhor.  Começar a abolir  o que ele chama de "calcificação" do debate político vai portanto levar tempo.  "Será necessário construir pontes de mediação e de reconexão", sugere o cientista político.

A "Biografia" do Abismo"  é um poderoso diagnóstico sobre como, no Brasil, a guerra Lula x Bolsonaro acabou "dividindo  famílias, desafiando empresas e comprometendo o futuro do Brasil", como está posto logo na capa do livro. Baseada em números, dados e micro-dados da empresa de pesquisa Genial/Quaest, a obra acaba por desvendar um país dilacerado, principalmente a partir da campanha presidencial de 2018, que resultou na vitória de Jair Bolsonaro.

O CENTRO E O MARKETING DO PASSADO

Em meio à guerra ideológica, onde a verdade perde seu objeto e vira apenas mais uma narrativa que alimenta visões muito pessoais do mundo, o grande desafio está colocado para o centro da política no Brasil. "O PSDB praticamente não existe mais", aponta Felipe.  Na sua avaliação, em outra ponta,  o marketing do passado já não reponde mais às demandas do mundo real da política. "Ou investimentos mais em inteligência ou estamos perdidos", pondera.

Para Felipe, muito provavelmente, as próximas eleições municipais não escaparão dessa calcificação política brasileira. "Lula e Bolsonaro ainda são bengalas importantes e dificilmente uma disputa este ano escapará disso". Para o cientista político, portanto, o desafio é gigante e que, muito provavelmente, nada indica que a polarização acabará agora. "As pesquisas que temos feito dão sinais que  a situação só se agrava", alerta Felipe.

No Recife, o lançamento do livro aconteceu ontem à tarde, no auditório da Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife, com debate e autógrafos. "Biografia do Abismo" é um sucesso editorial, com mais de 50 mil copias vendidas e encabeça lista dos mais vendidos em sua categoria. Também no Recife, o autor esteve em conversa com um grupo de professores e alunos de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . 

Tags

Autor