CASO MARIELLE

Polícia Federal prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

A ação cumpre na cidade do Rio "três ordens de prisão preventiva e 12 ordens de busca e prisão"

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 24/03/2024 às 9:17 | Atualizado em 24/03/2024 às 10:35
Notícia
X

*Reportagem em atualização (da redação, com informações das agências AFP, Brasil e Estadão Conteúdo)

A polícia realiza, neste domingo (24), uma operação para prender os supostos autores intelectuais do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018, além da tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves. O crime que chocou o Brasil e o exterior. 

A ação conta com a participação da Procuradoria-Geral da República e do Ministério Público do Rio de Janeiro.

A ação cumpre na cidade do Rio "três ordens de prisão preventiva e 12 ordens de busca e prisão" e tem como alvo "os autores intelectuais" do crime, informou a força em comunicado. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), todos na cidade do Rio de Janeiro.

Entre os presos, estão os irmãos Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio de Janeiro, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio.

A ação conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como alvos os autores intelectuais dos crimes de homicídio, de acordo com a investigação. Também são apurados os crimes de organização criminosa e obstrução de justiça.

Nas redes sociais, a irmã de Marielle e ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, agradeceu o empenho da polícia federal, do governo federal, do Ministério Público e ministro do STF Alexandre de Moraes.

"Estamos mais perto da Justiça", considera Anielle. "Só Deus sabe o quanto sonhamos com esse dia! Hoje é mais um grande passo para conseguirmos as respostas que tanto nos perguntamos nos últimos anos: quem mandou matar a Mari e por quê?"

Também nas redes sociais, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, destacou que medidas tomadas desde o início do mandato do presidente Lula foram decisivas para o esclarecimento do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

"O governo federal seguirá cumprindo o seu papel para combater essas quadrilhas violentas que cometem graves crimes contra as famílias brasileiras. A continuidade das investigações vai com certeza esclarecer vários outros crimes", afirmou Pimenta.

Tags

Autor