ELEIÇÕES 2024

Raul Henry anuncia apoio do MDB à reeleição de João Campos

O político declarou que existe uma aliança do MDB com PSB construída por Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 26/03/2024 às 11:33 | Atualizado em 26/03/2024 às 13:03
Notícia
X

Buscando acabar com todas as especulações sobre o rompimento com João Campos (PSB) e reafirmar o apoio do diretório estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) a reeleição do prefeito do Recife, o presidente da sigla em Pernambuco, Raul Henry, divulgou uma nota em suas redes sociais na manhã desta terça-feira (26). 

As hipóteses em torno de um possível rompimento da aliança do MDB com gestor da capital pernambucana iniciaram quando informações de que o secretário de Turismo do governo de Raquel Lyra (PSDB), Daniel Coelho (Cidadania), poderia se filiar a legenda para disputar a prefeitura do Recife.

Diante disso, Henry precisou publicar uma nota para esclarecer que o apoio a Campos não foi rompido.  

"O partido comunica o lançamento de uma chapa competitiva de vereadores à Câmara Municipal do Recife e declara seu apoio à reeleição e a todo o trabalho desenvolvido pelo prefeito João Campos", diz trecho do texto.

Confira nota na íntegra: 

O MDB tem uma aliança política e programática com o PSB construída por Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos, desde as eleições municipais de 2012. Contribuímos para construção de políticas públicas exitosas, a exemplo do Compaz.
Por este motivo, através da sua executiva estadual, o partido comunica o lançamento de uma chapa competitiva de vereadores à Câmara Municipal do Recife e declara seu apoio à reeleição e a todo o trabalho desenvolvido pelo prefeito João Campos.

Raul Henry
Presidente Estadual do MDB

João Campos agradece apoio do MDB 

O prefeito do Recife também utilizou as redes sociais para agradecer o fortalecimento da aliança com o apoio anunciado por Henry. 

Reforçando a lembrança da aliança criada por Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos, João afirmou que os partidos possuem "uma aliança histórica". 

 Dayvison Nunes/JC Imagem
Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos em 2012, durante aniversário de Jarbas - Dayvison Nunes/JC Imagem

"Uma parceria que se constrói com escuta, trabalho e resultado, sabendo unir as pessoas pra tirar projetos do papel", disse na publicação. 

Confira na íntegra o texto de João Campos

"Agradeço e reconheço a relevância do apoio do MDB, que fez a opção, através da sua Executiva Estadual, por seguirmos com novos avanços e ainda mais vidas transformadas no Recife. Temos uma aliança histórica. Uma parceria que se constrói com escuta, trabalho e resultado, sabendo unir as pessoas pra tirar projetos do papel. O nosso compromisso é o de seguir sempre em frente, pelo Recife e pelas pessoas da nossa cidade."

Especulações sobre a pré-candidatura de Daniel Coelho 

Atualmente filiado ao Cidadania, Daniel Coelho recebeu o convite do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, em evento no Recife, para se filiar a legenda e concorrer pela sigla pela gestão da capital pernambucana. 

Após o convite, o secretário de Turismo de Pernambuco afirmou que teria que conversar com Raquel Lyra para poder tomar uma decisão. 

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Daniel Coelho tem até o dia 5 de abril para mudar de legenda se for disputar a prefeitura do Recife por outra sigla que não seja a que é filiado atualmente - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Até o momento, o político não se posicionou se deve ser pré-candidato ou se mudará de partido, mas especulações de que ele trocará de legenda já circulam. As informações eram que Coelho iria escolher entre o PSDB, MDB e PSD. 

Com o comunicado de Raul Henry, o MDB sai dessa lista. Agora restam a legenda da governadora e o Partido Social Democrático que é presidido no Estado pelo Ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula

REPERCUSSÃO 

Através de uma nota o vereador do Recife, Samuel Salazar (MDB), celebrou o apoio da legenda à reeleição de João Campos e reafirmou que seu posicionamento é o mesmo da sigla. 

O parlamentar que é líder do governo e representante do partido na Câmara Municipal, apontou algumas coisas que fazem essa aliança partidária ter êxito. 

"Ao longo dos últimos três anos, tenho o privilégio de liderar a bancada do governo João Campos. São três anos de muito trabalho, diálogo e dedicação para atender às demandas da população recifense. O MDB sempre esteve presente em cada passo desse caminho, e essa decisão de apoiar a reeleição do prefeito é um passo natural nessa parceria", disse Salazar. 

Além disso, o vereador destacou a iniciativa de Raul Henry e afirmou que ele "soube com humildade reconhecer a história que liga o PSB e o MDB".

Tags

Autor