ARTICULAÇÃO

Lula e Raquel trocam acenos durante agenda em Arcoverde

Os acenos ocorreram durante a inauguração do novo trecho de Adutora do Agreste

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 04/04/2024 às 14:20 | Atualizado em 04/04/2024 às 14:49
Notícia
X

Durante mais uma agenda em Pernambuco, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), faz acenos a governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB). Entretanto, desta vez a gestora estadual também frisou elogios ao presidente. 

As trocas ocorreram durante a inauguração do novo trecho de Adutora do Agreste, a Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca do trecho Belo Jardim - Caruaru, em Arcoverde, na manhã desta quinta-feira (4). 

Raquel Lyra iniciou seu discurso demostrando gratidão ao chefe do Executivo Nacional. 

“Hoje estou aqui, presidente, para agradecer. Agradecer ao senhor, agradecer aos ministros do seu governo. E essa não é uma conquista só minha é de todo o povo pernambucano que esperou muito tempo para isso acontecer", destacou Raquel. 

"Venho aqui como cidadã do Agreste do nosso Estado, meu querido presidente, como cidadã de Caruaru. Quero de coração agradecer o seu trabalho", continuou a governadora. 

Lula por sua vez elogiou Raquel e destacou que ela tem as portas abertas em seu governo.

"Eu falei para ela que ela não teria nenhuma dificuldade no governo federal. O que ela precisar, ela será atendida com muita decência. E eu tenho certeza que isso está acontecendo, uma relação civilizada, uma relação de ente federados que pensa no Brasil, que pensa no povo", disse o Presidente da República.

Agenda de Lula em janeiro 

Em janeiro, durante o evento para anunciar os investimentos da ampliação e conclusão das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, o presidente também destacou a boa relação com a governadora e reforçou que apesar as  diferenças ideológicas dos partidos, o apoio dele se mantém.

Construindo pontes 

Ao ser eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, afirmou que iria construir pontes com presidente Lula. 

No segundo turno das eleições 2022, a então candidata, não declarou apoio a nenhum dos candidatos à presidência. Entre Lula e Jair Messias Bolsonaro (PL), ela “firmou uma posição de independência”.

Na época, em live no seu instagram a tucana afirmou:

“Não tente dividir Pernambuco, nós vamos unir. Não tente me dizer que Pernambuco tem um dono, Pernambuco não tem dono. Pernambuco é do seu povo, e esse povo trabalhador, aguerrido, que não se curva diante das dificuldades, que está querendo e acreditando em mudança. Eu não vou declarar apoio a presidente da República. Eu vou trabalhar, incansavelmente, por Pernambuco. Vou debater não só os problemas, mas, sobretudo, falar sobre soluções para o nosso estado”, afirmou Raquel.

Com o discurso de neutralidade Raquel venceu o segundo turno que disputava com Marília Arraes (Solidariedade). No dia 30 de outubro de 2022 a ex-prefeita de Caruaru foi eleita governadora do estado com 58,81% dos votos.

No mesmo dia foi eleito Lula e a governadora fez a declaração da construção com o petista.

Durante o ano de 2023, a governadora de Pernambuco fez diversas viagens à Brasília para articular essas pontes com o presidente e ministros. De acordo com Raquel, ela fez cerca de duas ou três viagens a cada mês do ano passado para o Distrito Federal. 

Tags

Autor