ELEIÇÕES 2024

Campanha promovida por instituição descomplica política e estimula participação eleitoral

Campanha Umbora! utiliza elementos do folclore para incentivar participação nas urnas e diminuir abstenção; 32 milhões (20,9%) não compareceram em 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/04/2024 às 20:34
Notícia

Maior organização da sociedade civil de educação política da América Latina, a Politize! lança neste mês de abril a campanha “Umbora! - a política não é um bicho de sete cabeças”. O objetivo é engajar milhões de jovens em todo o país para irem às urnas e moldarem o destino dos seus municípios.

A campanha é inspirada em elementos dos mitos, rituais e tradições da cultura popular, trazendo o folclore brasileiro para dentro da política nacional, de forma gratuita, didática, plural e divertida.

“Em 2024, nosso país passará por um processo de eleição para definir quem serão as lideranças municipais entre os anos de 2024 e 2028. Entretanto, os brasileiros ainda enxergam a política brasileira como um ‘bicho de sete cabeças’. Nossos índices de cultura e participação política são baixos, e ainda falhamos em preparar a nossa população para participar do processo eleitoral”, afirma Luiza Wosgrau Câmara, Gestora do Núcleo de Comunicação da Politize!.

“Queremos incentivar e descomplicar a participação política de jovens no processo eleitoral em 2024, mostrando que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode participar das tomadas de decisão”, completa a Gestora.

JOVENS NAS URNAS

Para garantir milhões de jovens nas urnas, em 2024, a campanha contará com estratégias de atuação digitais e presenciais, incluindo: oficinas e formações com foco nas eleições; barraquinhas nas ruas para incentivar o diálogo saudável e, também, formação de professores e estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 34 milhões de pessoas compareceram às urnas, no primeiro turno, nas últimas eleições municipais (2020), uma abstenção de 23,15% - no segundo, o valor bateu 29,53%, mais de 11 milhões. Já em 2022, nas eleições presidenciais, foram mais de 32 milhões (20,9%).

Um dos destaques, ainda, é a ação #GeralComTitulo, que busca estimular que jovens, a partir de 16 anos, realizem a retirada do título de eleitor. Por meio de voluntários do Programa Embaixadores Politize!, a organização realizará ações de "mutirão" presenciais para retirada do título de eleitor em diversos municípios brasileiros.

Olhe.Vote.Mude

Em 2022, ano de eleições gerais, a Politize! realizou a campanha Olhe. Vote. Mude para informar, educar e capacitar a população brasileira acerca das eleições e o que elas significam para o fortalecimento da democracia e o futuro do Brasil, incentivando a participação política no processo eleitoral.

Durante o período, foram alcançadas mais de 1 milhão de pessoas por meio das mídias sociais e realizadas 148 ações presenciais em diversos municípios brasileiros, por meio de 90 voluntários do Programa Embaixadores Politize!. A campanha garantiu à organização, ainda, três premiações nacionais: prêmio Bornancini, prêmio Brasil Criativo e MMA Smarties Brasil, além de finalistas no Cannes Lions, maior prêmio de publicidade do mundo.

Tags

Autor