"Seguiremos disputando um projeto de país mais inclusivo", diz professora trans que teve título de cidadã aprovado pela Câmara do Recife
Em dezembro de 2023, Dayanna Louise teve o título negado, pois o projeto não conseguiu o número total de votos para aprovação
Após rejeição de vereadores em dezembro de 2023, a Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira (29), o título de cidadã do Recife à professora Dayanna Louise, mulher trans, professora da rede estadual de Pernambuco e doutoranda em educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O título, proposto pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), foi aprovado com 29 votos e recebeu dois contrários. A data da solenidade ainda não foi marcada, mas será divulgada em breve.
“Foi um dia importante, pois conseguimos superar uma vergonha que passamos no final do ano passado. Finalmente aprovado o título de cidadã para Dayanna Louise dos Santos, uma educadora 'rocheda', uma pessoa fantástica, que merece muito ter essa comenda dada pela Casa de José Mariano”, afirmou Ivan Moraes.
Já Dayanna, demostrou felicidade ao saber da aprovação e destacou que a conquista é toda população LGBTQIA+.
"Conquistamos o título de cidadã do Recife. Falo no plural por entender que este movimento diz respeito a toda uma população que historicamente teve sua cidadania e dignidade renegada ou negligenciada pelo poder público. Seguiremos disputando um projeto de país mais democrático, justo e inclusivo.
Relembre o caso
Na votação de dezembro a o projeto da homenagem recebeu apenas 20 votos favoráveis, mas precisava ter no mínimo 24 para aprovação. Também naquela ocasião a proposta teve cinco contrários e 14 abstenções.
Na época, o caso ganhou repercussão após a vereadora Michele Collins (PP), se posicionar de maneira contrária ao título de cidadã, afirmando que não poderia ser concedido a "um homem, do sexo masculino".
"O vereador Ivan Moraes está propondo que um homem, porque é do sexo masculino mas se sente mulher. É um homem trans, né? Uma pessoa LGBT. E ele [o vereador] quer que essa pessoa, que é um homem, do sexo masculino, receba o título de cidadã recifense", afirmou a vereadora na ocasião.
Dayanna não seria a primeira mulher trans a receber a homenagem, pois em 2022 o título foi concedido fundadora da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans), à técnica em enfermagem Chopelly Santos.
Sobre isso Michele, afirmou que a concessão anterior havia sido "um erro", afirmando ainda que "respeita", embora "não concorde" com vereadores que votam em favor de pautas voltadas a população LGBTQIA+.
Conheça Dayanna Louise
Dayanna é natural de Carpina, na Mata Norte do Estado, e se mudou para o Recife em 2003, quando iniciou o curso teatro na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Com a conclusão do primeiro curso, Louise também se formou em história na UFPE. Ela trabalhou como professora da rede estadual e como conselheira na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.
Atualmente, ela cursa doutorado em educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS).