"Nós temos quadros que podem ocupar qualquer posição no Estado", afirma presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, em entrevista
No último sábado (11), uma indicação do PP assimiu a direção do Detran
Ganhando espaço no governo Raquel Lyra (PSDB), o PP diz estar pronto para "complementar" o trabalho da gestão estadual. Em entrevista ao jornalista Romoaldo de Souza, correspondente do SJCC em Brasília, Eduardo da Fonte não falou sobre os cargos já previstos para o partido dentro do governo, mas destacou que qualquer função oferecida pelo governo de Raquel Lyra "não é uma troca".
"Os nossos quadros estão para ajudar o governo, nós temos quadros que podem ocupar qualquer posição no Estado. Isso é uma questão natural em todos os governos, nós precisamos colaborar para que o governo possa fazer as entregas onde ela escalar o partido terá um quadro à disposição para trabalhar por Pernambuco", disse o parlamentar.
Questionado sobre a indicação feito por ele para assumir o Detran em Pernambuco, Eduardo da Fonte frisou que não se tratou de um pedido da legenda, esclarecendo que "de modo nenhum" está condicionando apoio a Raquel a cargos específicos.
"Nós estamos ao lado dela desde o segundo turno. Declaramos o apoio ao governo Raquel Lyra no segundo turno do pleito de 2022 e de lá pra cá foram conquistas importantes. Trabalhamos unidos ao governo do Estado, com o planejamento da governadora", explicou o deputado.
TROCA NO DETRAN
No último sábado (11), o Governo de Pernambuco anunciou mudanças na direção do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran). O delegado especial da Polícia Civil do Estado, Vladimir Lacerda Melquíades, passou a ser novo diretor-presidente do órgão, por indicação do presidente estadual do Progressistas (PP) e deputado federal Eduardo da Fonte. Essa articulação demostrou um alinhamento da governadora Raquel Lyra (PSDB) com ampliação do espaço do PP dentro do governo.
"Precisamos dar todo o apoio para que o governo dê certo porque o governo dando certo estará dando certo pra Dona Maria para seu José para todos os pernambucanos e o compromisso do Progressistas é com o Estado de Pernambuco", garantiu Eduardo.
Outro espaço que seria pretendido pelo PP é o de turismo. O nome do deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) para assumir a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), após a saída de Daniel Coelho (PSD) para disputar a prefeitura do Recife, chegou a ser especulado, mas a assessoria do parlamentar negou a informação.
Nos bastidores, especula-se que Eduardo da Fonte poderia estar negociando a gestão da SETUR, inclusive com a possibilidade de outros nomes, como o do superintendente da Caixa Econômica, Paulo Nery, que foi mencionado pelo Blog Dantas Barreto como o indicado do presidente estadual do PP para assumir a pasta.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO DE RAQUEL LYRA
Durante a entrevista, foi solicitado ao presidente estadual do PP que fizesse uma avaliação do governo tucano em Pernambuco. Inicialmente, o progressista apontou que o primeiro ano de governo foi difícil, pois Raquel precisou "ajustar as contas e preparar a máquina".
"Agora ela começa a fazer entregas, ela começa a poder saber que ela tem um orçamento fazer os compromissos e fazer as licitações para que as obras cheguem no nosso estado e o nosso partido está ao lado dela, para que isso aconteça", afirmou Eduardo da Fonte.