Mendonça anuncia apoio à pré-candidatura de Daniel Coelho e se licencia da presidência do União Brasil no Recife
A decisão é motivada pela discordância da escolha da executiva nacional da sigla em apoiar a pré-candidatura à reeleição de João Campos
O deputado federal Mendonça Filho (UB) anunciou, nesta quarta-feira (29), apoio à pré-candidatura de Daniel Coelho (PSD) à Prefeitura do Recife e o afastamento da direção municipal do União Brasil, durante o processo eleitoral. A decisão é motivada pela discordância da escolha da executiva nacional da sigla em apoiar a pré-candidatura à reeleição do prefeito da capital pernambucana, João Campos.
De acordo com o político, João Campos construiu esse apoio numa articulação nacional entre o PSB e o União Brasil, que passa pela garantia de votos da bancada socialista à candidatura do líder do UB, Elmar Nascimento, à presidência da Câmara dos Deputados, em 2025.
“Sempre tive lado. Todos sabem que sou aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB) e, também, das minhas divergências históricas com o campo da esquerda. Discordo da decisão da executiva nacional e, por isso, passo a ser dissidente do partido no processo eleitoral do Recife”, afirmou Mendonça.
O deputado considera Coelho a melhor opção para governar o Recife.
"Daniel é preparado, conhece bem a cidade, seus desafios e tem capacidade de oferecer uma alternativa de gestão para o Recife, que sofre com problemas crônicos”, completou.
O pré-candidato demostrou alegria em receber o apoio do parlamentar.
"Fico feliz com o apoio de Mendonça ao projeto de Raquel e a nossa pré-candidatura. Sempre com votações expressivas no Recife, Mendonça é uma liderança que agrega. Vai nos ajudar muito", afirmou Daniel Coelho.
RESOLUÇÃO PARTIDÁRIA
Ainda segundo Mendonça, o apoio da executiva nacional do União Brasil à João Campos tem como base a resolução partidária que estabelece que, em municípios com mais de 200 mil eleitores, os apoios passam pela autorização do comando nacional do partido.
No entanto, as articulações nacionais entre o União Brasil e o PSB inviabilizaram a decisão de Mendonça de levar o União Brasil do Recife a apoiar o candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra.
Com o afastamento de Mendonça Filho, assume a presidência municipal do União Brasil no Recife o primeiro vice-presidente Leonardo de Souza Leão.