ELEIÇÕES 2024

Dani Portela deixa liderança da oposição na Alepe

A parlamentar optou por sair da função para se dedicar às campanhas do pleito de 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 19/06/2024 às 16:23 | Atualizado em 19/06/2024 às 18:02
Notícia

Nesta quarta-feira (19), a deputada estadual e pré-candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (Psol), anunciou que deixará liderança da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A parlamentar optou por sair da função para se dedicar às campanhas do pleito de 2024.

“Eu me despedi da liderança da oposição, para me dedicar com mais afinco à tarefa coletiva para a qual fui designada pelo meu partido na eleição de 2024. A decisão de me lançar pré-candidata nesta eleição municipal sinaliza que estamos em um momento importante de defesa de um projeto onde pessoas que não têm seus direitos assegurados, estejam no centro das políticas”, declarou Dani.

“Ao longo do último mês, eu venho me dedicando a dar continuidade ao debate proposto pela Federação PSOL/Rede com as plenárias que vêm sendo realizadas em todas as RPAs de nossa cidade”, continuou.

Durante o anúncio, a parlamentar agradeceu o apoio da banca e afirmou que continuará atenta às movimentações.

O deputado estadual, Diogo Moraes (PSB), assumiu a posição deixada por Dani.

CANDIDATURA À PREFEITURA DO RECIFE

A Federação PSOL/Rede definiu, em reunião realizada na noite da última segunda-feira (17), que a convenção para homologação da candidatura à prefeitura do Recife será realizada no dia 20 de julho. A atividade acontecerá na Casa Marielle Franco, no Derby, às 14h.

Além da data da convenção, a Federação aprovou uma resolução em que confirma a pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela (PSOL) à prefeitura da capital, visto que o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) também tem uma pré-candidatura colocada ao pleito.

"O Recife é uma das cidades mais ameaçadas pelas mudanças climáticas em todo o mundo. As vidas perdidas durante as chuvas em 2022 são um reflexo do despreparo da cidade para lidar com as mudanças climáticas e um marcante racismo ambiental, aprofundado pela ausência de políticas de habitação. Nós, da Federação PSOL/Rede, propomos essa mudança de forma efetiva”, pontua a resolução.

Para a presidente municipal da Federação, Luiza Carolina, a disputa pelo Recife deve se dar com o compromisso com a redução das desigualdades.

“Não podemos mais aceitar viver em uma cidade onde parte da população ainda resida em palafitas, onde a população em situação de rua siga em crescimento, sem uma política pública efetiva para a resolução da sua situação e onde a fome siga sendo uma realidade para milhares de pessoas. Precisamos de uma cidade na qual a qualidade de vida seja o foco, e que cada pessoa tenha seus direitos respeitados e garantidos, com o fortalecimento dos serviços públicos e com uma mobilidade que atenda às necessidades sobretudo da classe trabalhadora, de modo que o transporte público não aprofunde ainda mais as desigualdades, sobretudo com as mulheres negras e periféricas”, afirma.

TÚLIO GADÊLHA

A assessoria do deputado federal Túlio Gadêlha informou que a pré-candidatura do parlamentar à Recife "está mantida e vem sendo construída há muito tempo por uma coletividade".

"Continuamos discutindo um projeto para a cidade. Até o dia 20 de julho teremos a decisão sobre qual será o nome da Federação Rede/Psol para a eleição majoritária municipal", disse o comunicado.

Tags

Autor