É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
No dia 25 de julho será lançado o curso “Campanha Municipal Descomplicada”, ministrado pelo advogado eleitoral, cientista politico e professor Felipe Ferreira Lima. O formato será on-line, com seminários ao vivo e duração de três dias. Os primeiros dias estão marcados para 19h30 às 21h30 e o último para 8h às 12h.
O curso é voltado para pré-candidatos, advogados, contadores, membros políticos, cientistas políticos, equipes que vão ter participação na campanha, como: coordenadores, auxiliares, equipes de comunicação e pessoas que têm interesse no tema mesmo não trabalhando diretamente.
São, ao todo, cinco módulos. O primeiro é intitulado de “Convenções Partidárias”, o segundo de “Introdução a Sistemas Eleitorais e Cotas de Gênero”, o terceiro é “Registro de Candidatura”, seguido por “Propaganda e Representações" e por último fica "Financiamento de Campanha e Prestação de Contas”.
Segundo Felipe, o curso é completamente voltado para o entendimento das eleições municipais de forma mais simples, com linguagem acessível para todos que atuam na campanha eleitoral.
“Todo profissional que atua em campanha eleitoral, seja ele advogado, membro de equipe de campanha ou especialistas em outras áreas do conhecimento, mas que precisam entender a dinâmica eleitoral para agir assertivamente, errando menos e evitando prejuízos no período de campanha.”, complementa o advogado eleitoral.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de julho, realizadas através do site.
Estudante do 7° período de Jornalismo no Centro Universitário Mauricio de Nassau. Atualmente, estagiário do Sistema Jornal do Commercio em Política, antes era de Carreiras no LeiaJá.