Federação Rede/PSOL do Recife oficializa candidatura de Dani Portela à prefeitura da capital

Convenção realizada neste sábado confirmou o nome da deputada estadual na chapa e limou as chances de candidatura de Túlio Gadêlha

Publicado em 20/07/2024 às 17:03 | Atualizado em 20/07/2024 às 18:12

A federação Rede Sustentabilidade/PSOL do Recife oficializou a candidatura da deputada estadual Dani Portela (PSOL) à prefeitura da cidade nas eleições de outubro. O anúncio foi feito em convenção realizada neste sábado (20), na Casa Marielle Franco, sede do PSOL, no bairro do Derby, região central da capital. A dirigente da Rede no estado, Alice Gabino, compõe a chapa como candidata a vice.

A escolha do nome de Dani Portela foi tomada após a federação nacional decidir, em reunião ocorrida na noite da última sexta-feira (19), que acataria o resultado da convenção municipal para o pleito da capital.

Dani disputava internamente o posto de candidata com o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), que também lançou pré-candidatura a prefeito e havia buscado a diretoria nacional para tentar emplacar seu nome.

Em votação realizada na manhã deste sábado com convencionários, os filiados aptos a votar, Dani Portela recebeu 29 votos para ser a cabeça de chapa das majoritárias, e Túlio Gadêlha, nenhum. Houve 20 abstenções e um voto nulo.

A presidente da federação Rede/PSOL do Recife, Luiza Carolina, disse que o grupo “garantiu a ampla participação das representações partidárias para a chegada de um consenso”, e que a decisão “coroa o processo democrático conduzido pelo corpo da federação em todas as esferas”.

A reportagem procurou o deputado Túlio Gadêlha para comentar o resultado da convenção, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. A assessoria de imprensa do diretório nacional da Rede Sustentabilidade informou ao JC que a legenda se manifestará no início da próxima semana.

Disputa pela vice

Ainda ontem, a direção nacional também resolveu, por decisão da maioria, recolocar o nome de Alice Gabino na disputa pela vice-prefeitura. Ela e três pré-candidatos a vereador — incluindo o irmão de Túlio, o médico Ricardo Gadêlha — haviam sido retirados do pleito após uma resolução sobre suposta infidelidade partidária.

Na votação da federação local, Alice Gabino venceu Bruno Pantoja, indicado pelo grupo de Túlio, e vai acompanhar a deputada estadual no pleito.

A federação municipal também oficializou a candidatura de 38 vereadores para as eleições do Recife, incluindo os três pré-candidatos que haviam sido barrados anteriormente: Elias Santos, Rui Albuquerque e o irmão de Túlio, Ricardo.

Quem é Dani Portela

Dani Portela é advogada, historiadora, professora e está em seu primeiro mandato como deputada estadual, onde até junho passado liderava a oposição contra o governo Raquel Lyra (PSDB).

Na Casa Legislativa, levanta bandeiras a favor da defesa das mulheres, da população negra, das pessoas com deficiência e da população LGBTQIA+, dando foco em questões de gênero, violência e direitos dos trabalhadores.

Dani Portela também foi vereadora do Recife, eleita em 2020 pelo PSOL, sendo a parlamentar mais votada da eleição. Ela também foi candidata ao governo de Pernambuco em 2018, pelo PSOL, ficando na terceira posição.

"A gente tem hoje um número muito triste, que é mais de 40% da população do Recife não ter um emprego. Vive da informalidade ou sequer consegue trabalhar. A gente precisa de um Recife que tenha a cara do nosso povo, que enfrente essas desigualdades históricas. O centro da nossa cidade está abandonado, mas esse abandono ele tem classe, tem gênero e tem cor. Queremos uma cidade com mais políticas públicas em todas as áreas, mas isso vai acontecer quando a gente tiver gente como a gente cuidando da cidade", disse Dani Portela no evento.

Tags

Autor